Londres - O destino do Grande Prêmio da Grã-Bretanha do próximo ano, disputado em Silverstone, será decidido em Mônaco na próxima semana. O circuito foi incluído no calendário da FIA com um asterisco indicando que o assunto seria discutido por causa de problemas de transporte.
O conselho da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reunirá em 14 de dezembro e o porta-voz da FIA, Francesco Longanesi, confirmou na quarta-feira que a corrida de Silverstone, programada para 7 de julho, está na pauta. "O problema será discutido".
O GP da Grã-Bretanha foi colocado em dúvida por causa dos problemas de transporte, com congestionamentos que limitam a entrada dos torcedores. No ano passado, a prova de Silverstone foi realizada em abril e, por causa da forte chuva, houve inundação no estacionamento dos carros particulares, que não puderam ser utilizados nos treinos de sábado.
Longanesi não confirmou nem negou que uma proposta formal, que ainda precisa ser votada na reunião, foi feita para que o GP de Silverstone seja retirado do calendário, atualmente com 17 provas. O circuito é a "casa" da maioria das 12 equipes do circo.
Uma porta-voz da empresa organizadora do evento, Octagon Motorsports, disse que qualquer sugestão de que a corrida vai ser retirada do calendário é mera especulação. "Nenhum documento oficial foi feito. O conselho se reunirá em 14 de dezembro, quando a decisão será tomada", afirmou Maria Bellanca. "É um processo democrático e seria incorreto interferir nisso", completou.
A Octagon também está sob pressão pelo fato do preço do ingresso ter aumentado, sendo um dos eventos mais caros da Grã-Bretanha.