Paris - O goleiro da seleção paraguaia de futebol, José Luis Chilavert, assegurou nesta quarta-feira que a Espanha, a favorita do grupo B da próxima Copa, "não é superior às outras equipes".
"Estamos em um bom grupo, com equipes de nível equivalente. A Espanha não é superior às demais. Acho que o Paraguai pode se classificar para as oitavas, mas para isso terá que mostrar uma grande personalidade", declarou Chilavert na home page de seu time atual, o Estrasburgo, da França.
O goleiro, na teoria, não poderá jogar os dois primeiros jogos do mundial em virtude de uma punição aplicada por cuspir no brasileiro Roberto Carlos. Ele espera, no entanto, ser perdoado pela Fifa, já que, na sua opinião, "o Paraguai não pode abrir mão" dele.
"A Federação Paraguaia apelou da suspensão à comissão de disciplina da Fifa, que será julgada em 7 de fevereiro para tomar uma decisão e espero que a pena seja reduzida. De todas formas, estou otimista", disse.
O objetivo do Paraguai será, segundo Chilavert, superar as oitavas-de-final alcançadas na Copa da França, em 98, embora não descarte nada.
"A prioridade é se classificar para a segunda fase, mas o objetivo é ser melhor que em 1998. Depois, tudo é possível e, quem sabe, poderemos chegar na final", assinalou.
O goleiro paraguaio afirmou que vai se sentir muito bem no Japão onde é considerado "por muitos torcedores como o melhor goleiro do mundo" e que confia muito na organização do Mundial.
"Acho que a Copa do Mundo será um sucesso porque os dois organizadores têm a paixão dos torcedores e todas as infraestruturas necessárias para que a festa seja perfeita", disse.