Rio - O paulista Alexandre Simoni, número 4 do Brasil e 98 do mundo, é o primeiro brasileiro a passar para as quartas-de-final da Gran Copa Ericsson, Challenger com premiação de US$ 100 mil, que acontece na capital carioca até domingo. Ele derrotou nesta quarta-feira, o também brasileiro Júlio Silva, número 11 do Brasil e 303 do ranking mundial, por 6/3 e 6/2.
“Esperava um jogo mais difícil, pois as duas vezes que nos enfrentamos foram duríssimas", disse Simoni. "Mas consegui impor meu jogo em quadra e chegar às quartas. Quero buscar o bicampeonato aqui", acrescentou ele, que conquistou o título da Gran Copa Ericsson de 2000.
Além do bicampeonato, Simoni busca a final de olho também nos pontos que o manterão entre os Top 100. Por defender os pontos da final do Challenger da Costa Rica, na mesma semana no ano passado, ele precisa também chegar à final do Rio para garantir sua colocação entre os 100 melhores do mundo.
“É muito importante para mim terminar entre os 100 do mundo. Estou muito confiante esta semana e vou fazer o máximo para vencer", afirmou.
O próximo adversário de Simoni será o peruano Luis Horna, que passou pelo norte-americano Eric Taino, nesta quarta-feira, com parciais de 6/4 6/2. A última vez que se enfrentaram foi na rodada de estréia da etapa chilena da Copa Ericsson, com a vitória de Simoni.
Horna está tentando seu primeiro título profissional. Este ano chegou à final em Curitiba (PR), às semifinais em Salinas (Equador), Campinas (SP) e na Ilha de Bermuda. Na disputa da Copa Ericsson, o mais longe que conseguiu chegar foi às quartas-de-final nas etapas do México e da Argentina.