Rio - A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou por meio de sua assessoria que o Campeonato Estadual de 2002 deverá ser realizado no mesmo modelo do deste ano. O anúncio foi feito após assembléia realizada na tarde desta segunda-feira na sede da Ferj. Segundo a entidade a proposta partiu de Vasco e Flamengo, que foram representados por seus presidentes, Eurico Miranda e Edmundo Santos Silva, respectivamente. O Fluminense foi representado pelo vice-presidente de futebol, Marcelo Penha, e o Botafogo não enviou representantes.
Por esse modelo participarão do Estadual do próximo ano 12 equipes (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Bangu, América, Olaria, Madureira, Americano, Volta Redonda, Friburguense e o vencedor da Seletiva).
Segundo informações da entidade Vasco e Flamengo também garantiram que só participarão do Torneio Rio-São Paulo se ele for realizado no mesmo modelo deste ano. Começa então a ficar ameaçado o calendário do futebol brasileiro para 2002. Ainda conforme informação da Ferj o contrato entre os clubes e a televisão assegura que o Estadual tem que ser disputado numa fórmula semelhante a deste ano até 2003.