São Paulo - O pequeno Chievo, o São Caetano da Itália, venceu a Inter de Milão na casa do time de Ronaldo por 2 a 1 na tarde deste sábado e assumiu a liderança do Campeonato Italiano com 29 pontos em 14 jogos desbancando o time da casa, que fica com 28. O Fenômeno jogou os noventa minutos depois de quase dois anos.
Ronaldo perdeu um gol feito, sem goleiro, da marca do pênalti, quando o Inter já perdia por 2 a 1. Foi a melhor chance de gol do Inter em toda a partida, a exceção do próprio tento de Vieri, aos 30 minutos da segunda etapa. No minuto seguinte, ele se redimiu, limpou toda a zaga adversária e cruzou para Kalon que não alcançou.
O brasileiro fez um bom primeiro tempo, com jogadas de velocidade, tabelas com Vieri, um belo chute a gol e participação decisiva no gol de Vieri. Na segunda etapa, o Fenômeno, como todo o time da Inter, ficou preso na forte e eficiente marcação do Chievo.
A etapa inicial foi muito disputado com o time da casa forçado o jogo pela direita do seu ataque através do turco Okan e de Farinos, que, com um bom toque de bola, arrumaram boas chances de gol para o time de Ronaldo. Já os visitantes, mais fechados, arriscavam pelo lado esquerdo da defesa do Inter aproveitando a velocidade do brasileiro Eriberto.
Logo aos 12 minutos, Okan recebeu um grande lançamento de Farinos e cruzou para Ronaldo mas o zagueiro D'Angelo esticou o pé e cortou. Um minuto depois, Eriberto recebeu um ótimo passe, matou no peito e, do bico direito da pequena área do Inter, mandou um sem pulo que passou por cima do gol de Toldo.
Aos 16, em mais uma escapada de Eriberto, a bola foi cruzada pelo brasileiro, passou por três jogadores e saiu pela linha de fundo. O Inter respondeu no minuto seguinte com um cruzamento de Okan da direita que Ronaldo cabeceou, mas sem força.
De tanto insistir com Eriberto, o Chivo chegou ao gol. Em um escanteio conseguido em uma jogada do brasileiro, ex-Palmeiras, Corradi deixou Sorondo para trás e fez de cabeça o primeiro gol do jogo aos 19 minutos.
Cinco minutos depois, Farinos levantou da direita, Ronaldo tocou de cabeça e Vieri, meio sem querer, colocou ns redes dos visitantes, para empatar a partida.
Logo depois da saída de bola, Ronado foi lançado, matou no peito e mandou um torpedo para o gol, do bico esquerdo da área, que passou por cima, com muito perigo para Lupatelli na melhor jogada do brasileiro no primeiro tempo.
Cada time ainda tem uma chance de gol na etapa inicial. Primeiro o Chievo, com Corrini, que disperdiçou um grande chance na linha da pequena área de Toldo. Depois o Inter, com Ronaldo e Vieri, em uma tabela que começou no campo de defesa e acabou na área do Chievo, com D'Anna cortando o chute do brasileiro.
O Chievo voltou à frente do marcador logo aos oito da segunda etapa, com o artilheiro Marazzina, que recebeu de Perrota e tocou na saída de Toldo. Com 2 a 1 no placar, os visitantes de fecharam ainda mais e conseguiram sair do San Siro com a liderança do certame.
Classificação
1. Chievo 29 pontos 14 jogos
2. Inter 28 14
3. Roma 26 13
4. Lazio 23 13
5. Milan 23 13
6. Juventus 21 13
7. Bolonha 20 13
8. Verona 19 13
9. Udinese 18 13
10. Brescia 17 13
11. Atalanta 17 13
12. Piacenza 15 13
13. Torino 13 13
14. Perugia 13 13
15. Lecce 13 13
16. Parma 11 13
17. Fiorentina 10 13
18. Veneza 4 13