São Paulo - O Caxias-RS conseguiu uma virada histórica sobre o Paysandu na noite desta quarta-feira, em casa, pela penúltima rodada do quadrangular final da Segundona. Depois de estar perdendo por 3 a 0, o time gaúcho conseguiu vencer por 4 a 3.
O Paysandu parecia que iria matar a partida em meia-hora. Logo aos seis minutos Zé Augusto desviou um cruzamento de Valentim da direita e abriu o marcador. Oito minutos depois, o mesmo Zé Augusto recebeu na corrida, deixou Leandro Costa e Felipe para trás e tocou na saída de Sadi para fazer 2 a 0. Aos 29, Gavião cruzou da esquerda e Jairo Santos fez contra.
A goleada relâmpago deixou a torcida do Caxias revoltada e, mesmo ainda no primeiro tempo, parte dela começou a deixar o estádio Centenário. Os que ficaram passaram a vaiar intensamente o time gaúcho e a promover uma chuva de apitos no gramado.
No minuto final da primeira etapa, Gil Baiano recebeu de Delmer, deu dois cortes em Sandro fez o primeiro do time da casa em um belo chute de fora da grande área.
No segundo tempo, a estrela do técnico Ernesto Guedes brilhou. Aos 32 minutos da etapa inicial, ele colocou Fábio Araújo. O reserva não decepcionou o técnico, recém contratado, empatou a partida em seis minutos e virou no último minuto de jogo.
Aos nove Israel, que também começara no banco, conseguiu um cruzamento da direita, a zaga paraense bobeou e ela sobrou para o atacante fazer o segundo. Aos 15, Cléber bateu escanteio do mesmo lado e Fábio Araújo empatou tudo de cabeça.
A reação gaúcha deixou o jogo eletrizante e acordou o Paysandu. Aos 19 Sandro pegou uma sobra em um chute de Vandick e chutou na trave. Aos 26, o Caxias devolveu o susto em um chute de Gil Baiano que beijou o poste direito de Júlio César.
Nos últimos 15 minutos o Caxias foi para o ataque e quase fez aos 31 em uma cabeçada de Maurício que saiu por cima do gol de Paysandu. O time paraense respondeu em uma bela escapada de Albertinho pela direita. Ele errou o cruzamento que seria para Zé Augusto, livre na cara de Sadi.
Aos 38, Delmer recebeu na marca do pênalti, de costas para o gol. Ele girou e bateu, mas Júlio César fez boa defesa. Delmer e Maurício ainda tiveram duas chances de fazer a virada, mas Júlio César conseguiu segurar o empate.
Aos 46 minutos, Júlio César escorou um cruzamento da direita e fez o que parecia impossível. Virou o jogo devolveu as chances reais de classificação para primeira divisão do Brasileirão. Sorte dos torcedores que ficaram.
Na rodada decisiva da Série B, no próximo sábado, o Caxias decide com o Figueirense em Florianópolis e o Paysandu recebe o Avaí em casa.
Zé Augusto 6' e 15',Jairo
Santos (contra)30' ; Gil Baiano 45', Fábio Araújo 54' e 60' e 91'
Caxias
Sadi, Leandro Costa (Israel), Jairo Santos, Emerson (Marcos Paulista)
e Felipe; Cláudio, Cléber, Léo (Fábio Araújo) e Gil Baiano; Delmer e Maurício.
Técnico: Ernesto Guedes.
Paysandu
Júlio César, Valentim, Gino, Sérgio
e Cláudio Gavião; Rogério, Sandro, Luís Carlos Trindade (Lecheva) e Jóbson
(Vanderson); Zé Augusto e Vandick (Albertinho). Técnico: Givanildo de Oliveira.