CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Melhor do mundo é enterrado diante de 30 mil pessoas
Domingo, 23 Dezembro de 2001, 13h01
Atualizada: Domingo, 23 Dezembro de 2001, 13h03

Reuters
O iatista Peter Blake

Wellington - A Nova Zelândia despediu-se do seu herói do oceano, o iatista Peter Blake, em uma emocionante homenagem póstuma em sua cidade natal, Auckland, no domingo.

Cerca de 30 mil pessoas compareceram para ouvir políticos, colegas e familiares exaltarem suas virtudes e jurarem dar continuidade a seu trabalho.

Blake, 53, foi baleado em 5 de dezembro por piratas que invadiram sua embarcação, ancorada próxima a Macapá, no Rio Amazonas. Ele foi enterrado na semana passada, perto da cidade de Emsworth, na Inglaterra, local que ele havia adotado como lar em anos recentes.

A primeira-ministra Helen Clark se referiu a Blake como um herói nacional que havia dado destaque à Nova Zelândia com sua esportividade, suas vitórias e, mais recentemente, sua preocupação com o meio ambiente. ``Ele era um exemplo para os neozelandeses, pela habilidade de estipular metas claras e a dedicação em realizá-las. Tendo chegado ao topo, ele manteve a modéstia e a humildade, tornando-se querido de todos e respeitado por seus maiores rivais'', afirmou Clark.

O secretário nacional dos esportes brasileiro, Lars Grael, que velejou ao lado de Blake e contra ele, disse que o Brasil está chocado e entristecido por ter sido o palco da morte do iatista.

``Sir Peter era a personificação do herói moderno. Alguns homens não morrem, pois podem ser considerados maiores que a vida, e Sir Peter Blake era um deles'', disse Grael.

A homenagem foi entremeada de música, incluindo o hino dos marinheiros ``For Those in Peril on the Sea'', e a favorita de Blake, ``Six Months in a Leaky Boat'', executada pelos músicos locais Neil e Tim Finn.

Outras homenagens foram feitas por colegas que velejaram ao lado de Blake em suas inúmeras regatas, incluindo as vezes em que disputou e venceu a America's Cup, o troféu mais prestigiado do iatismo.

A transição de Blake de iatista a ativista ambiental, ao lado da criação da Blakexpeditions, foi descrita como a percepção de um aventureiro de que o oceano não é apenas uma pista de corridas, mas uma frágil parte da natureza.

A primeira-ministra Clark informou que o governo neozelandês procura por alternativas para aprofundar o programa ambiental de Blake.

As homenagens finais foram reservadas para seus filhos. A filha Sarah-Jane leu trechos da obra ``Bilbo's Last Song'', de JRR Tolkien, e o filho Peter leu as últimas anotações do livro de bordo de seu pai no iate Seamaster, feitas momentos antes do ataque.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Vela
Procuradoria indiciará nove pela morte de Blake
Daniele Hypólito e Scheidt são os melhores do ano
Blake é enterrado sob olhares de primeira-ministra
Vejador assassinado no Brasil recebe homenagem de primeira-ministra
Veja lista completa
Histórias Inusitadas
Viúva de atentado carrega tocha olímpica em frente à Casa Branca
Ali recebe críticas ao tentar ser engraçado
Mulher diz ter sido estuprada por quatro astros da NFL
Medalhista olímpica é assassinada em casa
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade