Assunção - Um sorteio que será realizado provavelmente na próxima quinta-feira definirá a posição das duas últimas vagas do Paraguai na tabela da Copa Libertadores 2002, conquistadas pelo Olimpia e o 12 de Outubro.
O Olimpia, um dos clubes mais poderosos do futebol paraguaio, e a modesta equipe do 12 de Outubro, que participará pela primeira vez da Libertadores, terminaram igualados em dez pontos no hexagonal que terminou sábado passado e deveriam ter jogado uma partida extra.
No entanto, ambas as equipes chegaram a um acordo para definir os primeiros lugares através de um sorteio, para evitar o desgaste que representará a disputa de um novo jogo.
O porta-voz da Associação Paraguaia de Futebol, Guillermo Guillermo Battilana, anunciou nesta segunda-feira, que a idéia foi aceita pelo órgão e que a Divisão Profissional se reunirá na próxima quinta-feira para analisar a proposta.
Battilana não descartou que na mesma sessão seja realizado o sorteio para determinar que equipes paraguaias será segundo e terceiro lugares, requisito indispensável para seu encaixe na tabela da próxima edição da Libertadores.
O campeão do hexagonal será o segundo representante e irá para o grupo VIII, formado pelo Flamengo, Onze Caldas da Colômbia e Universidad Católica do Chile, enquanto o vice-campeão do grupo II, integrado pelas equipes do Grêmio, Oriente Petrolero da Bolivia e o segundo classificado do Peru.
Por sua vez, o campeão da temporada, o Cerro Porteño, integra o grupo I com o São Caetano, o Alianza de Lima do Peru e o Cobreloa do Chile.
A primeira fase do torneio sul-americano será disputada entre os dias 6 de fevereiro e 10 de abril, segundo o calendário estabelecido pela Confederação Sul-americana de Futebol.