Curitiba - O Atlético-PR pode inovar na pré-temporada de 2002 e realizá-la fora do país, em uma cidade de grande altitude. Isso porque o Rubro-Negro pretende estar com o físico excelente para enfrentar os adversários da Copa Libertadores.
O Olmedo, de Riobamba (2.813m), no Equador, e o Bolívar, de La Paz (3.600m), na Bolívia, situam-se em cidades de grande altitude e, conseqüentemente, têm o ar rarefeito. Somente o América de Cali, da Colômbia, não está na mesma situação.
A diretoria atleticana estuda a possibilidade de o time realizar a pré-temporada em La Paz, capital da Bolívia e cidade mais alta da América.
A decisão ainda não foi tomada, mas caso seja acatada por todos, apenas os jogadores que mais atuaram neste ano viajarão para a pré-temporada. Aqueles que não foram muito aproveitados farão sua preparação em Curitiba e terão chances de participar da Copa Sul-Minas. “Ainda não oficializamos o local da pré-temporada. Estamos estudando a possibilidade de fazer fora do país. Mas temos de ver como ficaria financeiramente”, diz o superintendente Alberto Maculan.
Segundo o preparador físico, Eudes Pedro dos Santos, se o Atlético não conseguir viajar para outro país para fazer sua pré-temporada, não haverá problema algum. “Na verdade, acho melhor fazermos em Curitiba mesmo. Temos toda a estrutura do Centro de Treinamento e não precisamos sair. Ainda a preparação de alguns atletas vai ficar diferente da de outros. Claro que os atletas ficariam melhores no físico, mas não há necessidade”, afirma.
Eudes dos Santos ainda lembrou como foi feita a preparação dos atletas para a Libertadores de 2000. “Trouxemos um ar rarefeito que mandamos fazer em um laboratório de São Paulo. Com isso, descobrimos quais os jogadores que sofreriam mais com a falta de ar e trabalhamos bastante o físico deles. Nenhum deles sofreu com a altitude”, completa.