São Paulo – O queniano Paul Tergat, pentacampeão da São Silvestre, optou por não disputar a edição 2001 da prova pelas ruas de São Paulo. Mesmo assim, os fundistas do Quênia são considerados os favoritos para levar o título da 77ª edição da prova.
A competição feminina tem largada prevista para 15h15 desta segunda-feira. Serão 15 km pelas ruas de São Paulo. Margaret Okayo é considerada a maior candidata à vitória. Aos 25 anos, ela é campeã e recordista da Maratona de Nova York.
Já entre os homens, o favoritismo recai em David Cheruyot, que tem a seu favor o fato de morar no Brasil há um ano. Além dele, outros seis quenianos disputam o troféu de sucessor de Tergat. A prova masculina tem início previsto para 17h. As corridas serão exibidas pelas tvs Globo, Gazeta e Sport.
“É normal que minhas adversárias passem a me
respeitar mais”, disse Okayo comentando sua vitória na Maratona de Nova York. Ela nunca disputou uma prova de 15 km antes. “Depois da largada, porém, todas fazem a sua prova e as diferenças terminam.”
“Quero correr por uma lugar no pódio e treinei para isso”, disse Cheruyot. “Estou aqui porque o meu empresário acha que é bom. Estou treinando e competindo.”