Sydney - A suíça Martina Hingis disse na quarta-feira que toma como inspiração a figura pequena e frágil do australiano Lleyton Hewitt em sua luta para recuperar a liderança do ranking feminino de tênis.
Hingis, de 1,70 metro, afirmou que Hewitt, de 20 anos, e o finalista da Masters Cup, o francês Sebastien Grosjean, são exemplos de jogadores com pouca envergadura que enfrentam adversários muito maiores que eles. "É bom ver que jogadores como eles podem (ganhar)", disse.
Hingis, de 21 anos, não ganhou nenhum torneio importante desde seu quinto troféu de Grand Slam, no Aberto da Austrália de 1999.
Ela passou por uma cirurgia depois de sofrer uma lesão no tornozelo, em outubro, durante partida contra a norte-americana Jennifer Capriati. Desde então, perdeu sua condição de número um do mundo para a própria Capriati.
Hingis, que foi primeira do ranking feminino por 73 semanas consecutivas, voltará a competir e defenderá seu título no torneio internacional de Sydney, de 6 a 12 de janeiro.
Este torneio serve de preparação para o Aberto da Austrália, que começa dentro de duas semanas.
Hingis disse que o tempo que ficou fora das quadras lhe dá mais motivação para recuperar a liderança do ranking, que agora pertence a Lindsay Davenport.
"Foi a primeira vez em minha vida que fiquei sem jogar durante tanto tempo", disse. "Agora tenho uma nova atitude e novas energias. O tornozelo está perfeito e já não incomoda", comentou a vencedora do Aberto da Austrália em 1997, 98 e 99.