Rio - O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, afirmou nesta sexta-feira em entrevista a rádio portuguesa DSS, que pode convocar os atacantes Jardel, do Sporting e Deco, do Porto, para os amistosos até a Copa do Mundo. No dia 17 de abril, o Brasil enfrenta Portugal, em Lisboa, em amistoso internacional.
“Nós vamos observar daqui para frente uma situação nova de trabalho. Aquela época de eliminatória foi difícil, mas a classificação chegou e iniciaremos uma nova etapa de trabalho. Vamos mostrar um esquema dentro uma seqüência podendo ter a utilização do Jardel e do Deco”, disse o treinador.
Luiz Felipe Scolari confirmou também que o atacante Romário, do Vasco, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2001, poderá ser convocado para esses amistosos. “Não posso garantir que ele está fora, pois poderemos ter uma situação nova. As mudanças poderão ocorrer de acordo com o que está acontecendo nos campeonatos”, completou o treinador.
Segundo Felipão, o esquema com três zagueiros será mantido para a Copa do Mundo, devido as constantes descidas dos alas brasileiros ao ataque. “Quando eu tenho à disposição jogadores como Roberto Carlos, Serginho, Júnior, Cafú, jogadores que atuam constantemente no atacante, eu tenho que ter cuidado defensivo ainda maior, por isso a escolha de jogarmos com três zagueiros.”
O treinador da Seleção Brasileira afirmou ainda que não há um único favorito para o título da Copa do Mundo deste ano. Para ele, o Brasil é um dos maiores favoritos para conquistar o mundial.
“Hoje no futebol mundial existe uma igualdade muito grande. Muitos apontam Argentina e França como favoritos, mas nesse momento, o Brasil volta a ser um grande candidato ao título. Portugal pela evolução que vem passando nesses anos também é um grande candidato. Copa do Mundo é muito diferente das Eliminatórias. Fatores negativos que acontecerem próximos da competição podem mudar a história”, acredita o treinador.
Felipão finalizou a entrevista dizendo que a Seleção, ao contrário das Eliminatórias,
não terá chance de recuperação caso perca pontos importantes contra os adversário da primeira fase: Turquia, China e Costa Rica.
“Na Copa teremos três chances de nos classificar e temos que agarrá-las. Não posso dizer se o grupo da primeira fase foi bom ou não. Se tivéssemos que enfrentar Portugal, ou outra seleção na primeira fase, teríamos que passar por ela. Respeitamos os adversários, mas temos condição de vencer todo e qualquer adversário nesse mundial”, disse Felipão.