Rio - Após o encerramento da primeira rodada de disputas da Superliga masculina de vôlei 01/02, os destaques foram apontados pela estatística oficial da competição.
O jogador com melhor aproveitamento em todos os fundamentos - ataque, bloqueio, recepção, levantamento e defesa - foi o ponta Juliano Bendini, da Intelbras/São José, que somou 19 pontos ao figurar na classificação do saque e do bloqueio em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Os números também apontaram Jeff, da Ulbra (RS), como o líbero mais eficiente, que, apesar de não ter figurado entre os 10 primeiros na defesa, ficou em primeiro na recepção.
A equipe da Ulbra (RS) foi a que teve maior número de atletas entre os mais eficientes da rodada: três. Além de Jeff, Marcelinho ficou em primeiro no levantamento e o ponta Xanxa foi o destaque no ataque.
O Lupo/Náutico, time de Araraquara (SP), teve o maior pontuador da rodada, Kleber Soares, com 27 pontos, e o melhor aproveitamento na defesa com Rodrigo Freitas. No bloqueio, o meio-de-rede Rodrigão, do Banespa, foi o mais eficiente.
Para obter o resultado de melhor jogador, todos os números conquistados pelos atletas nas classificações gerais de cada fundamento são somados da seguinte forma: quem fica em primeiro recebe 10 pontos, o segundo ganha nove, o terceiro, oito, o quarto, sete, o quinto, seis, o sexto, cinco, o sétimo, quatro, o oitavo, três, o nono, dois, e o décimo, um.
Já os líberos só são avaliados nos fundamentos defesa e recepção. Assim, posteriormente, seus números são somados seguindo os mesmos critérios do melhor jogador.
Confira os destaques da primeira rodada da Superliga masculina:
Melhor Jogador: Juliano Bendini - Intelbras/São José (SC)
Melhor Líbero: Jefferson Orth - Ulbra (RS)
Maior pontuador: Kleber Soares - Lupo/Náutico (SP)
Ataque: Xanxa - Ulbra (RS)
Bloqueio: Rodrigão - Banespa (SP)
Saque: Juliano Bendini - Intelbras/São José (SC)
Defesa: Rodrigo Freitas - Intelbras/São José (SC)
Levantamento: Marcelo Elgarten - Ulbra (RS)
Recepção: Jefferson Orth - Ulbra (RS)