Rio de Janeiro - O coordenador técnico da seleção brasileira, Antonio Lopes, recebeu na quarta-feira um relatório detalhado sobre o futebol da China, time que o Brasil vai enfrentar na primeira fase da Copa do Mundo de 2002.
O relatório foi feito pelo técnico Adhemar Braga, que trabalhou na China e Irã, e é o primeiro dos três relatórios que deverão ser feitos sobre os adversários do Brasil. Além da China, a seleção de Luiz Felipe Scolari irá enfrentar a Turquia e a Costa Rica.
A China, que vai estrear em mundiais, teve uma campanha brilhante nas eliminatórias da Ásia, comandada por Velibor Bora Milutinovic, que já levou cinco seleções diferentes ao Mundial.
Lopes disse que o próximo relatório que deverá receber será sobre a Costa Rica, elaborado pelo técnico Gilson Nunes, que dirigiu por um curto espaço de tempo a seleção costarriquenha nas eliminatórias para a Copa.
Lopes qualificou o encontro com Braga -- que entregou um vídeo e um relatório detalhado -- como um modelo para que outros técnicos colaborem com a seleção.
"Todos os técnicos que quiserem ajudar serão bem-vindos. Nós estamos de portas abertas, e, se necessário, eu vou até onde eles estão", disse Lopes.
O Brasil vai divulgar antes de 15 de janeiro a lista de amistosos que vai disputar antes do Mundial. A primeira partida está prevista para 31 de janeiro, mas o adversário ainda não foi confirmado.
"Ainda dependemos da confirmação deste amistoso", admitiu Lopes. Segundo ele, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em contato com várias seleções que se ofereceram para disputar a partida, entre elas a Arábia Saudita, Chile, Colômbia, Espanha, Polônia e da região espanhola da Catalunha.
Lopes assinalou que o único amistoso que já está programado é o do dia 17 de abril contra Portugal.