Monte Carlo - A IAAF registrou a confirmação do resultado positivo no exame de doping de Javier Sotomayor e "agora aguarda a decisão da Federação Cubana, o organismo que deve impor em primeira instância uma sanção ao atleta", declarou o porta-voz da Federação Internacional, Giorgio Reineri.
"Se a Federação Cubana não tomasse nenhuma decisão a respeito em um prazo razoável, a IAAF tomaria conta do assunto", acrescentou Reineri. Ele disse que a taxa de nandrolona registrada na segunda análise da mostra B de urina é "muito similar à da mostra A".
O porta-voz da IAAF admitiu que "o caso de Sotomayor não apresenta nenhuma urgência, agora que está retirado. Não há necessidade de suspendê-lo e portanto é um problema, sobretudo, de imagem, é um problema de Sotomayor, cuja imagem sofrerá uma deterioração".
O resultado do exame de Sotomayor deu positivo para nandrolona na reunião de Tenerife (Espanha) em 14 de julho passado, por isso será suspenso para sempre, apesar de já estar retirado da competição, por ser reincidente.
A primeira vez que o exame do recordista mundial de altura deu positivo foi nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg'99, ao ser detectado em sua urina restos de cocaína, por isso o atleta foi suspenso em primeira instância por dois anos, embora depois a IAAF o tenha perdoado "por sua excepcional trajetória esportiva".