Rio - O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro inaugurou nesta quinta-feira uma mostra artística sobre o futebol brasileiro, que inclui 16 obras de diferentes artistas.
Trata-se de um "retrato da arte do futebol brasileiro", representado em pinturas, esculturas e instalações, e que o público poderá visitar até 11 de fevereiro, informou a assessoria de imprensa do museu.
Esta é a primeira exposição artística sobre o esporte neste ano de Copa do Mundo, no Brasil, um país cuja população é apaixonada pelo futebol e que conquistou quatro títulos mundiais.
Com a exposição, o museu carioca se antecipou ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), um dos mais importantes da América Latina e que nas próximas semanas irá inaugurar uma mostra com obras artísticas e objetos do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o rei do futebol.
Entre as obras expostas no Museu Nacional de Belas Artes, cinco fazem parte da coleção da instituição, outras dez foram cedidas por seus autores e a última é uma maquete arquitetônica do futuro Museu Internacional do Futebol.
Dito museu será inaugurado este ano dentro das instalações do estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, um dos maiores templos de futebol do mundo.
Entre as obras expostas no museu carioca figuram pinturas conhecidas como "Fla-Flu 1975" (em referência ao clássico entre os clubes Flamengo e Fluminense), de Djanira, e "Frango", de Gilles Jacquard.
A mostra também inclui a pintura "Zico em ação", de Rubens Gerchman, e esculturas como "Eu/Você", de Ricardo Basbaum, e "Romarinho", de Eduardo Barreto.