São Paulo – Os organizadores do Aberto da Austrália anunciaram neste sábado que o brasileiro Gustavo Kuerten foi o escolhido para fazer a partida de abertura da edição 2002 da competição, que começa na noite de domingo (horário brasileiro) em Melbourne. Guga, número 2 no ranking mundial, irá enfrentar o francês Jullien Boutter, 53º colocado na listagem da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), às 22h. O Terra Esportes fará o acompanhamento online da partida.
Guga, apesar do fraco retrospecto no Aberto da Austrália onde nunca conseguiu passar da segunda rodada, teve seu jogo marcado para a Rod Laver Arena, a principal quadra do complexo que recebe os jogos em Melbourne.
Ele não faz, no entrando, o jogo principal do dia na quadra. A partida que ficou no ‘horário nobre’ será entre o australiano Mark Philippousis, que ficou um longo período afastado das competições por causa de uma cirurgia, e o espanhol Galo Blanco. O jogo tem início previsto para 6h de segunda-feira no horário brasileiro.
Guga é o único tenista nacional a estrear no primeiro dia de disputa. Fernando Meligeni, Alexandre Simoni, André Sá e Flávio Saretta ainda não tiveram seus jogos agendados pelos organizadores.
No feminino, duas das principais candidatas ao título jogam logo de cara. A americana Venus Williams pega a compatriota Ansley Cargill logo depois do jogo de Guga na quadra principal e, na madrugada de segunda-feira, a suíça Martina Hingis terá pela frente a francesa Virginia Razzano.
No masculino, o russo Yevgueny Kafelinkov é um dos favoritos a estrear. Mas sem o status de Guga. Apesar de ter desempenho bem superior ao brasileiro a Austrália já tendo chegado ao título, o cabeça-de-chave número quatro vai enfrentar o alemão Michael Kohlmann na quadra 1 também no final da noite de domingo.