Londres - O chefe da equipe Jaguar, Niki Lauda, pilotou um Fórmula 1 pela primeira vez em 17 anos no circuito Ricardo Tormo, em Valência, no domingo, e rodou duas vezes nas primeiras três voltas.
O austríaco de 52 anos, que retornou ao cockpit num teste especialmente marcado para tentar entender o carro e fazer melhorias vitais no novo Jaguar R3, foi rebocado para os boxes depois de rodadas na saída da curva 2.
``Minha intenção neste teste era entender a tecnologia do carro -- controle de largada, controle de tração e comportamento do motor'', explicou Lauda. ``Descobri tudo o que queria saber. Comparado com o meu tempo é tudo muito diferente. Agora você mantém as duas mãos no volante!''.
Lauda admitiu que ficou surpreso com todas as mudanças desde a sua última corrida, em 1985, e com a facilidade na troca de marchas num Fórmula 1 atual.
``No meu tempo uma das mãos estava sempre operando o câmbio. Agora você mantém as duas mãos no volante e tudo é automático''.
``A passagem das marchas é impressionante, a transmissão é suave nas trocas. Eu estava esperando uma passagem mais agressiva, mas é muito suave''.
Lauda revelou também que se aconselhou com o atual piloto da Jaguar, o espanhol Pedro de la Rosa, antes de entrar na pista.
``Eu rodei algumas vezes apenas porque o Pedro me mostrou onde frear e eu tive coragem para tentar'', brincou ele.
``Me contaram (os engenheiros) que eu entrei na curva tão rápido quanto Pedro, a diferença foi que eu não fiz a curva! Eu rodei, mas pelo menos atingi a mesma velocidade e mostrei aos meus pilotos que estou tentando, ou eles não falariam comigo''.
Lauda criticou o papel dos pilotos de Fórmula 1 no ano passado, dizendo que até macacos poderiam pilotar carros com controle de tração e outros artifícios eletrônicos.
``O controle de largada é inacreditável. Sim, eu disse que qualquer macaco pode pilotar hoje em dia, mas estou apenas comparando isso com 17 anos atrás''.
``Naqueles dias você tinha transmissão manual, embreagem normal, não havia controle de aceleração e você tinha que tomar cuidado com a tração na largada. Agora é muito mais fácil largar''.
``Agora eu sei o que significam palavras como controle de tração e aceleração e suspensão ativa. Posso acompanhar melhor as reuniões''.
``Antes, quando estava escutando, não entendia os problemas relativos a software, agora vou poder entender''.
Mas apesar de ter aproveitado sua volta à Fórmula 1 na Espanha, Lauda garantiu que não vai voltar a pilotar competitivamente.
``Não vou fazer disso uma prática regular. Se eu for fazer isso com frequência, terei de treinar e não estou pronto para fazer isso. Para esse teste eu não treinei, apenas fumei menos!''.