Rio - O iatista Robert Scheidt (BrasilPrev/Bingo Augusta/Varig/Volvo Car/ Oakley) tenta a partir desta segunda-feira a conquista do oitavo título do Campeonato Brasileiro da Classe Laser, na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Pentacampeão mundial da classe, o velejador é a grande atração do evento, promovido pelo Iate Clube da Bahia, que reunirá 150 barcos de três categorias: standard, radial e 4.7.
“Vou caprichar bastante na competição", promete o brasileiro, de 28 anos, eleito o melhor atleta do país e o melhor velejador do mundo de 2001. "É o meu primeiro torneio de Laser do ano e quero ir bem para ganhar maior ânimo ainda para a temporada de 2002."
O iatista prevê, porém, dificuldades na competição. O ganhador da medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta, em 1996, e de prata em Sydney, em 2000, terá como principal adversário o português Gustavo Lima, vice-campeão mundial e líder do ranking mundial da Laser da Federação Internacional de Vela.
“O Gustavo teve um ano excelente em 2001 e está tão empolgado quanto eu para a competição", comenta Robert, que participou apenas dos últimos dois dias do Campeonato Baiano na semana passada e, mesmo assim, obteve o quarto lugar do torneio. "Aproveitei para treinar, já que vinha da disputa do Sul-Americano de Star."
Robert Scheidt aproveitou para treinar bastante até este sábado, no local da competição. Neste domingo, dia da regata de reconhecimento oficial, o velejador paulista prefere descansar para as duas regatas oficiais desta segunda-feira. A competição, que contará com iatistas argentinos e italianos, será disputada até sábado.
Com a vantagem de disputar o Campeonato Europeu, que conta muitos pontos no ranking mundial, Gustavo Lima soma 4.953 pontos. Robert é o segundo colocado na lista, com 4.842. Outro brasileiro na relação da Federação Internacional é o carioca João Signorini, que aparece na 52.ª posição, e é também apontado por Robert como um dos candidatos ao título ao lado de André Streitel e Matheus Tavares. Scheidt venceu os torneios de 92, 94, 95, 98, 99, 2000 e 2001.