Londres - O piloto da Williams, Ralf Schumacher, está liberado para usar óculos enquanto dirige, disse a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na segunda-feira.
A última edição da revista alemã Auto Bild Motorsport, prevista para sair às bancas na terça-feira, informa que o médico da Fórmula 1, Professor Sid Watkins, disse que o piloto da Williams precisa dirigir com lentes de contato.
Mas o porta-voz da FIA, Francesco Longanesi, disse que não era o caso. "No momento não há nada nas regras da FIA que impeça o piloto de usar óculos quando está competindo", disse. "O que um médico pode fazer é aconselhar um piloto a não usar óculos, mas ele certamente não pode impor isso", completou.
Ralf, irmão mais novo do tetracampeão Michel e vencedor de três corridas na temporada passada, revelou em dezembro que usará óculos em 2002. "Vai me permitir ver as coisas um pouco melhor e na Fórmula 1 isso é essencial. Agora é tentar usá-lo nos testes e me acostumar para a temporada".
A Auto Bild disse que a fabricante do capacete de Ralf, Schuberth, desenvolveu um estofamento interno especial com um lugar para a armação dos óculos. O canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial em 1997, usa óculos diariamente, mas prefere as lentes de contato no carro.