Rio - A preparação de Adriana Behar e Shelda para a temporada 2002 começou de uma forma bem diferente. Longe da areia da praia, da rede e das bolas, as pentacampeãs mundiais voltaram aos bancos escolares desde segunda-feira. Pensando numa forma de melhorar o desempenho dentro de quadra, resolveram seguir os passos de outros atletas e investir num curso de preparação neurolingüística.
Para isso, conversaram com amigos que já haviam apostado no método e trouxeram de Recife o professor José Marcus Buzzoni para dar algumas dicas.
“Descobrimos que a neurolingüística ajuda em tudo. Atleta não é só corpo. Aprendemos a equilibrar o raciocínio para nos expressarmos melhor. Ajuda na concentração e na auto-estima”, disse Adriana.
Com as aulas, que terminam nesta sexta e vão das 7h às 13h, a dupla está aprendendo também a se entender melhor. São seis anos de parceria e, como em qualquer relacionamento, com o passar do tempo o desgaste acaba aparecendo.
“Foi bom para a minha parceria com a Shelda. Ajudou a melhorar nosso relacionamento, facilitou o diálogo, tudo para entrarmos em sintonia”, lembrou Adriana.
Mas as duas não estão só preocupadas em como poderão melhorar dentro de quadra. Um dos objetivos é crescimento pessoal.
“A neurolingüística não ajuda só dentro de quadra, mas no dia-a-dia. Mas vou levar a evolução e as melhoras para a quadra”, disse Shelda.
A jogadora identificou o controle de emoções como um dos principais fatores que aprendeu no curso.
“Todos os ensinamentos são importantes, mas aprender a controlar as emoções é o ponto chave. É estar num lugar ciente do que tem de ser fazer”, disse Shelda
Porém, o trabalho está apenas começando. Depois de absorverem a parte teórica da neurolingüística esta semana, a dupla promete continuar estudando para logo, logo pôr em prática os ensinamentos. É esperar para que dê certo.