Rio - Os donos de seis medalhas ganhas em Olimpíadas, 13 em Campeonatos Mundiais e 16 em Jogos Pan-Americanos, estarão reunidos nesta sexta-feira, dia 18, em São Paulo. Eles fazem parte da Comissão da Atletas da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e vão discutir com os integrantes do Conselho Técnico e com o presidente da entidade os assuntos de interesse do atletismo em 2002.
Entre outros assuntos, eles vão tratar do orçamento da Confederação para a temporada, do calendário de competições, do Programa Nacional Antidoping e dos critérios de convocação da Seleções Brasileira.
O presidente da Comissão de Atletas é o ex-recordista mundial do salto triplo e atualmente professor da Universidade Federal de São Carlos, Nelson Prudêncio, ganhador da medalha de prata na Olimpíada da cidade do México em 1968 e de bronze nos Jogos de Munique, quatro anos depois.
Completam a Comissão: Joaquim Cruz, campeão dos 800m com recorde olímpico de 1:43.00 nos Jogos de Los Angeles em 1984, e medalha de prata em Seul em 1988. Robson Caetano da Silva, medalha de bronze nos 200m em Seul e no revezamento 4 x 100m em Atlanta em 1996. Zequinha Barbosa, vice-campeão mundial dos 800m em tóquio em 1991 e medalha de bronze no Mundial de Roma em 1987. Sanderlei Parrela, vice-campeão mundial dos 400m em Sevilha em 1999. Maurren Maggi, campeã do salto em distância nos Jogos da Amizade em Brisbane em 2001 e na Universíade de Pequim. Edgar Martins de Oliveira, medalha de prata no Mundial de Maratona em Revezamento em Copenhague em 1996. Eronildes Araújo, tricampeão pan-americano dos 400m com barreiras, em Havane em 1991, em Mar del Plata em 1995 e em Winnipeg em 1999.
Conselho Técnico - Alguns dos mais conhecidos treinadores do País fazem parte do Conselho Técnico da CBAt. É o caso de Pedro Henrique Camargo de Toledo, atualmente na Ulbra-RS, que foi técnico de João Carlos de Oliveira, recordista mundial do salto triplo, morto em 1999. Luiz Alberto de Oliveira treina Sanderlei Parrela e foi técnico de Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães, antigo campeão pan-americano dos 800 e 1.500m. Carlos Alberto Cavalheiro foi técnico de Robson Caetano e treina Ronaldo da Costa, ex-recordista mundial da maratona.
Fazem parte, ainda, do Conselho Ricardo D'Ângelo (presidente), técnico da Funilense, nove vezes campeã do Troféu Brasil. João Paulo Alves da Cunha, técnico da recordista sul-americana do arremesso do peso e do lançamento do disco; Nélio Moura, técnico de Maurren Maggi e do campeão mundial de menores Thyago Carahyba Dias; Jayme Netto Jr., técnico de Eronildes Araújo e de Claudinei Quirino, vice-campeão mundial dos 200m e vice-campeão olímpico do 4 x 100m; Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da Federação Pernambucana; José Figueiredo, técnico de Magnólia Figueiredo e ex-treinador de Vicente Lenilson de Lima, vice-campeão olímpico do 4 x 100m; José Haroldo Loureiro Gomes Arataca, coordenador-técnico da Sogipa de Porto Alegre; e Adriano Maron, treinador mineiro especialista em provas de fundo.