San Bartolomé (Gran Canaria) - A atleta austríaca Stephanie Graf se prepara com tanta intensidade nas praias do sul da Gran Canaria que despertou a admiração dos jogadores de futebol que observam suas evoluções no estádio de San Fernando.
Entre Maspalomas e a Praia do Inglês, Stephanie Graf, acompanhada por sua mãe, Rita, passa o dia correndo e fazendo seguidas séries para revalidar seu título na final de 800 metros em pista coberta do Torneio de Viena e bater o recorde mundial da alemã Christine Wachtel.
Seu trabalho não passa inadvertido no estádio de San Fernando, onde repete diariamente até 16 vezes grupos de oito séries de 500 ou de 400 metros, cada vez mais veloz.
"No final do dia fico tão cansada", comenta a atleta, "que não tenho forças para fazer mais nada, nem para ler ou ver televisão. Só tento relaxar para enfrentar o trabalho do dia seguinte".
Os jogadores de futebol que encontram com ela no estádio, acostumados a um trabalho físico menos intenso, não acreditam no treinamento da atleta austríaca. "Eles estão impressionados com os treinamentos de Steffi", disse sua mãe, que também está em boa forma.
O recorde mundial em pista coberta está entre seus objetivos. A alemã oriental Christine Wachtel alcançou a marca há 14 anos precisamente em Viena (1:56.40), mas Stephanie Graf considera que em alguns campeonatos é difícil batê-lo. Prefere tentar no encontro de Birmingham, em 17 de fevereiro.
San Fernando é muito conhecido entre os atletas europeus. Graf vive no local há vários anos, e uma de suas principais rivais, a checa Ludmila Formanova, campeã mundial em Sevilha'99, também treina neste lugar junto com Helena Fuchsova.
Formanova, aluna de Jarmila Kratochvilova, ainda recordista mundial de 800 com 1:53.28 desde 1983, prepara sua volta às pistas após uma longa temporada afastada por uma lesão. "Eu quero correr em menos de dois minutos", disse.
Os campeonatos da Europa em pista coberta serão disputados em Viena nos três primeiros dias de março
.