São Paulo – Veja a seguir a íntegra do relatório médico divulgado nesta quinta-feira sobre o estado de Gustavo Kuerte:
“Gustavo Kuerten , apresenta dor no quadril Direito , apenas aos grandes esforços, e em certos movimentos do quadril. O diagnóstico feito tanto pelo exame clínico e comprovado por Ressonância Magnética é de uma lesão no labrum acetabular . Esta estrutura é uma fibrocartilagem que recobre a parte anterior da articulação do quadril. Houve uma lesão que forma um pequeno “flap”, ou seja , algumas vezes , em determinados movimentos um pequeno pedaço desta estrutura pode se interpor na articulação. Isto causa dor e um desequilíbrio mecânico nesta articulação.
Não há pubalgia. Não há qualquer lesão no púbis.
Algumas vezes houve tendinite dos músculos adutores da coxa , mas foram conseqüência desta lesão. Não há no exame clínico atual qualquer sinal de tendinite.
O tratamento desta lesão pode ser conservador ( fisioterapia) ou cirúrgico (artroscopia ) . Vamos intensificar o tratamento fisioterápico, que pode incluir exercícios na água – hidroterapia, uma vez que o Guga sentiu-se muito melhor com a fisioterapia que fez no final do ano. Deixamos a opção de um procedimento cirúrgico para ser avaliada caso persista a dor que o incapacite de jogar com sua melhor performance.
Dr. Marcos Contreras
Médico- Ortopedista e Traumatologista
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril