Bamaco (Mali) - Mali, país anfitrião, e Libéria inauguram neste sábado a Copa da África das Nações de futebol (CAN), que durará três semanas, a última grande competição internacional antes da Copa do Mundo 2002 da Coréia-Japão.
A presença de cinco representantes africanos no próximo Mundial (Camarões, Nigéria, África do Sul, Tunísia e Senegal), assim como de numerosas estrelas que jogam em clubes europeus, dão uma dimensão universal a esta 23a bienal del futebol pan-africano da qual poderá sair um sucessor de Camarões, vencedor da edição 2000 na cobrança de pênaltis contra a Nigéria.
No total, 700 jornalistas africanos e de todo o mundo estarão em Mali, que organiza o mais importante evento esportivo de sua história.
Quem sucederá Camarões? Talvez quem aplicar melhor a fantasia, a generosidade, o sentido do espetáculo, inclusive a improvisação, que são os sinais de identidade do emergente futebol africano.
No entanto, existe uma certa tensão sobre a cerimônia e a partida de inauguração que acontecerão no estádio "26 de março" de Bamaco para 50.000 pessoas, entre as quais numerosas personalidades do futebol mundial. Os jogadores liberianos ameaçaram não se apresentar e boicotar a CAN se não receberem um pagamento de 15.000 dólares.
Os "irmãos caçulas" de George Weah finalmente se contentaram com a metade dessa quantia e no sábado não faltarão ao encontro. Em escalas diferentes, Nigéria e Senegal também passaram por problemas semelhantes.
Mali-Liberia é a primeira partida do Grupo A, no qual o favorito é a Nigéria, que na segunda-feira enfrenta a enfraquecida Argélia, dirigida pelo legendário Rabah Madjer.
Assim como Camarões, a Nigéria chega com todas suas estrelas a Mali, em particular o jovem Nanko Kanu, cujas ambições se confundem com a própria ess~encia do futebol: "quero marcar gols para assegurar a vitória da Nigéria".
Herói da grande equipe argelina dos anos oitenta, Madjer deve conservar a doce recordação da final de 1990, na qual a Argélia venceu, pela primeira e única vez, na Copa da CAN,..., precisamente frente os "Super Eagles" nigerianos.
No Grupo C, o campeão Camarões não vai abandonar suas pretensões de repetir o título e na segunda-feira começará sua carreira nesta edição frente à República Democrática do Congo.
Por outra parte, no Grupo D, Senegal, classificado pela primeira vez para uma Copa do Mundo, terá que confirmar os méritos de sua chegada ao primeiro plano mundial a partir de domingo, frente ao Egito, que junto com Ghana tem o recorde de títulos obtidos na competição (quatro cada um).
Finalmente, no Grupo B, África do Sul também tentará um bom começo na partida de domingo contra Burkina Faso, para tentar ofuscar o Marrocos - o outro favorito do grupo -, que enfrenta Ghana.
Grupos da Copa da África das Nações de futebol:
Grupo A: Nigéria, Libéria, Argélia e Mali
Grupo B: África do Sul, Marrocos Gana e Burkina Faso
Grupo C: Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo e Togo
Grupo D: Senegal, Tunísia, Egito e Zâmbia