Bamako - Uma proposta de usar a Copa das Nações da África como eliminatória para a Copa do Mundo foi aprovada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) na quinta-feira.
A Copa das Nações de 2006 decidirá agora os times africanos classificados para a Copa da Alemanha, no mesmo ano.
O congresso da CAF aprovou a mudança no regulamento, o que significa que os quatro semifinalistas da Copa das Nações de 2006 estarão na Copa. O quinto representante africano sairá de uma decisão antes do evento.
Nenhum detalhe foi fornecido sobre os detalhes da fórmula. Representantes da CAF disseram que não há espaço no calendário internacional para que o Mundial e a Copa das Nações ocorram paralelamente no mesmo ano.
A Copa das Nações é um torneio bienal, mas o presidente da CAF, Issa Hayatou, afirmou aos delegados que não seria possível reduzir a frequência do campeonato africano, que começa em Mali no final deste mês.
``Precisamos da Copa das Nações a cada dois anos porque precisamos construir uma infra-estrutura para o futebol na África, e a Copa das Nações é o modo que assegura que os estádios sejam construídos pelos governos dos países anfitriões'', explicou Hayatou ao congresso.
A Copa das Nações de 2004, que será sediada pela Tunísia, não será afetada pela mudança, mas o torneio de 2006 torna-se fundamental.
Os candidatos a sediar a Copa das Nações de 2006 são Argélia, Egito, Gabão e África do Sul.