Honolulu (EUA) - Carl 'Bobo' Olson, ex-campeão mundial de boxe dos médios e uma das maiores figuras do esporte havaiano, morreu aos 73 anos na madrugada de quinta-feira, anunciou esta sexta-feira na internet o jornal Honolulu Star.
Olson sofria do Mal de Alzheimer e do Mal de Parkinson. Em 2000 teve problemas cardíacos que o impediram de viajar a Nova York para participar da cerimônia em que foi incluído no Salão da Fama do Boxe Internacional.
Chamado 'Kid de Kalili' ou 'O sueco havaiano', Olson foi campeão dos médios de 1953 a 1955, após conquistar o título a 21 de outubro de 1953, quando derrotou o inglês Randy Turpin numa vibrante luta no Madison Square Garden de Nova York.
Depois de duas vitórias contra o cubano Kid Gavilán e o americano Rocky Castellani, foi nocauteado em três assaltos pelo célebre americano Archie Moore.
Olson se retirou aos 38 anos, depois de uma dolorosa derrota por pontos contra Don Fullmer, em 1966. Ao pendurar as luvas deixou uma carreira de 99 vitórias, 12 derrotas e dois empates.