Rio - A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) realizou nesta sexta-feira, sua primeira reunião conjunta da Comissão de Atletas e do Conselho Técnico, com o presidente Roberto Gesta de Melo. No encontro, na sede da Federação Paulista, os participantes aprovaram a proposta de orçamento para a temporada, assim como a forma de utilização dos recursos.
Ficou decidido, entre outras coisas, que em apoio a atletas e treinadores, a CBAt vai gastar um total de R$ 1,38 milhão. Deste total, R$ 607.680,00 irá para o Programa de Apoio a Atletas de Alto Nível.
Entre os beneficiados estão nomes como Maurren Maggi, campeã do salto em distância nos Jogos da Amizade; Sanderlei Parrela, vice-campeão mundial dos 400m; Thyago Carahyba Dias, campeão mundial do salto em distância na categoria menor. Vários critérios foram observados para que o atleta pudesse entrar no Programa, como ter disputado a final de suas provas na Olimpíada de Sydney ou no Mundial de Edmonton, ou que tivessem conseguido um lugar entre os 50 primeiros colocados no ranking mundial em suas provas. No total, mais de uma centena de atletas são beneficiados.
Também foram aprovadas as propostas de Camping de Treinamento. Dois deles serão realizados no exterior: em Chula Vista, Califórnia, Estados Unidos, e Macolan, Suíça. Também serão realizados camping específicos para menores, arremessadores, marchadores. Atletas da categoria principal e também menores e juvenis estarão nestes camping.
O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, considerou "histórica a reunião". O presidente da Comissão de Atletas, o ex-recordista mundial do salto triplo, Nelson Prudêncio, considerou "o Programa como um passo importante na afirmação do atletismo nacional".
Também participaram da reunião, entre outros, o campeão olímpico dos 800m em Los Angeles em 1984, Joaquim Cruz; o medalhista olímpico Robson Caetano; o vice-campeão mundial dos 800m, Zequinha Barbosa; além de treinadores como Luiz Alberto de Oliveira, Carlos Alberto Cavalheiro e Pedro Henrique Camargo de Toledo.