Miami (EUA) - A Costa Rica, adversária do Brasil na primeira fase da Copa 2002, venceu a Martinica por 2-0 na abertura da Copa de Ouro.
Apesar da vitória fácil, a seleção centro-americana não apresentou um bom futebol no estádio Orange Bowl, de Miami.
No primeiro tempo, o meio-campo costarriquenho não conseguiu dominar o jogo e criou poucos ataques de perigo para o gol da Martinica.
Mesmo assim, o adversário do Brasil na Copa da Coréia-Japão abriu o placar aos 38 minutos. Rolando Fonseca dominou a bola no meio de campo, avançou e chutou forte na trave. Hernán Medford aproveitou o rebote para marcar.
O gol fez a Costa Rica se acalmar e melhorar seu jogo. A entrada de Walter Centeno no lugar de Harold Wallace também foi positiva para a equipe, que passou a dominar facilmente a partida.
Aos 12 minutos do segundo tempo, o próprio Fonseca, depois de grande jogada, fechou o placar.
O técnico da Costa Rica, o brasileiro Alexandre Guimarães, admitiu que esperava que seu time jogasse melhor. A vitória e a melhora do futebol serão os objetivos da equipe na partida de amanhã, contra Trinidad e Tobago, para definir o campeão do grupo C.
No outro jogo da primeira rodada da Copa de Ouro, disputada setxa-feira, o Canadá, atual campeão do torneio, venceu o Haiti por 2-0. Os dois gols foram marcados por Kevin McAkenna.
A Copa de Ouro continuará este sábado com os jogos entre México e El Salvador, e Estados Unidos e Coréia do Sul. Ambas as partidas serão disputadas no estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia.