Melbourne – Homens e mulheres estão em pé de guerra no circuito mundial de tênis. A disputa foi iniciada por um comentário do chileno Marcelo Ríos. Ex-número um no ranking, o sul-americano, que é treinado pelo brasileiro Ricardo Acioly, disse que o tênis feminino “é uma piada” pois alguns jogos duram apenas 40 minutos.
O comentário foi feito durante uma entrevista no Aberto da Austrália em que Ríos comentava a eliminação dos principais favoritos da chave masculina enquanto isso não ocorria entre as mulheres. O chileno disparou a frase para justificar que não havia equilíbrio na disputa feminina enquanto, entre os homens, a disputa é muito maior.
A suíça Martina Hingis foi a primeira a reagir e lançou um desafio. Quer enfrentar Ríos.
“Essa é uma atitude comum a certas pessoas, mas eu acho que se ele jogasse comigo uma vez iria mudar de idéia”, declarou a jogadora que também ocupou o posto mais alto no ranking.
A americana Venus Williams se juntou a Hingis na revolta contra o chileno. Venus, que já chegou a concordar em treinar com o russo Yevgueny Kafelnikov, disse que a diferença entre homens e mulheres na quadra é que as meninas jogam sempre no limite quando estão em quadra.
“Nós não diminuímos o ritmo e mostramos o que temos de melhor apenas nas grand slams (os quatro torneios mais importantes da temporada). Fazemos isso em todas as competições”, declarou a americana. “Temos orgulho de como fazemos isso. Não importa se estamos no Aberto da Austrália ou jogando na Indonésia. Isso é ótimo.”
Para ela, os comentários de Ríos não devem ser levados a sério. “Cada uma de nós trabalha duro. Nos estamos aqui por mérito.”