Tóquio - A polícia japonesa está confiante de que poderá conter os hooligans durante a Copa do Mundo de 2002 com uma nova arma não-letal que atira redes sobre baderneiros.
``Qualquer um que não se comportar bem será preso sob uma rede e não poderá se mover'', disse Masahisa Tamura, assessor de imprensa da polícia de Sapporo, na ilha de Hokkaido.
Sapporo sediará três partidas da primeira rodada durante a Copa do Mundo -- no dia 1o. de junho a Alemanha jogará com a Arábia Saudita pelo Grupo E, a Itália enfrentará o Equador pelo Grupo G no dia 3 de junho e em 7 de junho a Inglaterra pega a Argentina.
Tamura disse que a arma -- do tipo da que é usada pelo Homem-Aranha -- atira uma rede sem o uso de pólvora e pode segurar várias pessoas de uma só vez.
``Eu ouvi que algo parecido foi usado na Europa, mas nós desenvolvemos essa arma especialmente para a Copa do Mundo'', disse Tamura, explicando que a arma foi desenvolvida pela polícia de Sapporo. Ele não disse, entretanto, se ela será usada em outras cidades.
O comitê de organização no Japão foi avisado pela polícia britânica que os jogos da Inglaterra deveriam ter um policiamento mais reforçado do que os outros.
Torcedores ingleses violentos têm causado problemas na Europa há muitos anos, inclusive na Copa do Mundo da França de 1998.