Rio - A equipe Williams lançou, em cerimônia realizada no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, o modelo com que correrá a temporada 2002 de F-1. Batizado de FW-24, o carro já estréia nas pistas nesta sexta-feira, com os pilotos titulares Montoya e Ralf Schumacher, que farão um shakedown no circuito inglês.
Frank Williams, dono da equipe, se disse otimista com as possibilidades de vitória da equipe nesta temporada. “Nossas expectativas para a terceira temporada em parceria com a BMW é alta. Temos muitas esperanças com o novo carro, o FW24, no novo motor BMW e na nossa dupla de pilotos, Ralf e Montoya. Eles têm personalidades distintas, mas ambos buscam o êxito”, declarou Williams.
O novo motor BMW renderia cerca de 880 hp, 15 a mais do que o do ano passado, que era o mais potente da F-1. “Nós não falamos sobre estas questões técnicas”, desconversou Mario Theissen, diretor da fábrica alemã, para completar. “Nos circuitos velozes, conquistamos uma boa reputação em 2001. Nossa meta é defender esta reputação nessa temporada, principalmente melhorando a resistência.”
Patrick Head, diretor-técnico da Williams, também enfatizou a necessidade de tornar o FW24 mais confiável que o carro de 2001, que em diversas vezes quebrou, deixando os pilotos a pé nas corridas. “Nosso novo carro foi concebido para melhorar a aerodinâmica e a resistência. Não queremos mais ser favoritos apenas nas pistas de alta velocidade, isto não é bom o bastante”, declarou Head.
Já Gavin Fisher, projetista do FW24, fez questão de frisar que o novo carro é uma evolução do modelo do ano passado. “Como não ocorreram grandes mudanças no regulamento em relação a 2001, este carro é uma evolução do FW23. Fazer um carro novo certamente proporciona mais prazer ao projetista, mas optamos por evoluir o carro do ano passado, que já se encontrava em um alto nível de competitividade”, explicou Fisher.