Rio – O Flamengo divulgou nesta sexta-feira uma nota oficial para confirmar o retorno do lateral-esquerdo Athirson ao clube. Veja a íntegra da nota:
“Como é de conhecimento público, o atleta Athirson Mazolli e Oliveira transferiu-se no final do ano de 2000 para a Juventus sem que o Clube de Regatas do Flamengo recebesse qualquer compensação por essa transferência. Inconformado, o Flamengo recorreu administrativamente à FIFA e, judicialmente, à justiça brasileira.
Durante todo o ano de 2001 foram realizadas diversas rodadas de negociações que incluíram duas viagens à Europa, e tanto as propostas oferecidas pela Juventus não atenderam aos interesses do Flamengo, quanto as propostas do Flamengo não foram aceitas pela Juventus.
Há duas semanas, o Flamengo foi procurado por representantes da Juventus e do jogador Athirson para discutir uma nova proposta de acordo amigável que pusesse fim, definitivamente, aos litígios administrativo (perante a FIFA) e judicial (perante a justiça brasileira).
Após uma longa e exaustiva negociação, finalmente, na data de ontem, dia 24 de janeiro de 2002, o Flamengo, a Juventus e o jogador Athirson celebraram um acordo amigável que resulta na volta do jogador à Gávea. Eis os termos do acordo firmado: (1) Athirson volta a ser jogador do Flamengo por um período de 18 meses; (2) a Juventus se obriga a pagar uma remuneração ao jogador durante esse período; e, (3) Flamengo e Juventus dividirão, em partes iguais, qualquer valor oriundo de uma futura transação envolvendo o jogador (ainda que esta transação ocorra após os 18 meses em que o atleta estiver à disposição do Flamengo).
O Flamengo considera o acordo celebrado com a Juventus uma grande vitória conquistada no campo jurídico, na medida em que, pela legislação da FIFA, nenhuma compensação seria devida ao Flamengo pela transferência do jogador, já que a entidade entendia que o atleta estava no fim de seu contrato de trabalho com o Flamengo. No entanto, a estratégia jurídica implementada pelo Flamengo foi bem sucedida, uma vez que as ações movidas pelo Flamengo contra o jogador contribuíram, substancialmente, para que Athirson não apresentasse na Itália o mesmo bom futebol jogado no Flamengo, o que levou a Juventus, que estava obrigada, contratualmente, a pagar um alto salário ao jogador mas sem poder contar com o mesmo, a sentar-se à mesa para negociar com o Flamengo.
O Flamengo está certo de que, com a camisa Rubro-Negra, Athirson voltará a apresentar seu melhor futebol e trará novamente muitas alegrias a toda a "Nação Rubro-Negra".”