Corinthians vence Americano sob protestos
Sábado, 26 Janeiro de 2002, 17h53 Atualizada: Sábado, 26 Janeiro de 2002, 19h06
São Paulo - O Corinthians goleou o americano por 3 a 0 na tarde deste sábado, no Canidé, pela segunda rodada do torneio Rio-São Paulo. Depois que o Timão fez o terceiro gol, os torcedores começaram a gritar palavras de ordem contra o presidente Alberto Dualib, a diretoria, e o parceiro financeiro do clube.
Com a bola rolando, o Timão foi superior durante quase todo o jogo. Ricardinho abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, Luizão fez o segundo, o seu primeiro na temporada, aos 23 da etapa final e Gil fechou o placar oito minutos depois.
Foi a primeira vitória do time de Parque São Jorge no Rio-São Paulo. Na estréia, o clube ficou no 1 a 1 contra o Fluminense no Maracanã, no final de semana passado.
O lateral Kléber, recém-convocado para a Seleção, e o jovem atacante Gil, deram trabalho para os adversários. Com cruzamentos perigosos na área, os corintianos insistiam no gol. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Batata subiu na área e desviou para Scheidt. O zagueiro não alcançou a bola, que passou rente entre ele e o gol.
O Americano começou a esboçar uma timida reação com contra-ataques rápidos principalmente pela direita nas costas de Kléber. Aos 15 minutos, de longe, Wederson cobra falta e quase abre o placar. A bola passa por todos na área, mas acaba nas mãos de Dida.
Mesmo sendo atacado o Timão continua pressionando. E, apesar de algumas tentativas de Fabinho pela direita, o jogo continua na esquerda, com Kléber e Gil.
Aos 36, Batata lança Gil na área. Ele dribla e bate, mas a bola desvia e sai. Na seqüência, é a vez de Kléber criar perigo. Apenas um minuto depois de Gil tentar, o lateral arrisca de fora da área e obriga Braz a fazer uma defesa difícil. O Corinthians insiste.
É quando Ricardinho, atuando no meio, cai pela direita com Rogério, recebe na área, dribla e abre o placar, com uma bomba de dentro da área.
No final do primeiro tempo, Andrezinho, que havia acabado de entrar, ainda tenta um contra-ataque rápido. Ele passa para Camilo que acerta a trave esquerda de Dida, aos 46 minutos. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o técnico Carlos Alberto Parreira tirou Fabinho, pediu para Rogério voltar a jogar como volante e colocou Angelo. Não resolveu o problema. As principais jogadas do time continuaram saindo pela esquerda. Aos 9 minutos, uma cobrança de escanteio no setor, a bola passa pelo zagueiro Marcão e chega em Luizão. Desprevenido, o atacante se atrapalha e deixa a chance escapar.
O Americano tenta se reabilitar com avanços rápidos, mas também perde boas chances. Aos 13 minutos, Wellington dribla Scheidt três vezes e toca para Camilo, sozinho. Ele demora para chutar, o zagueiro se recupera e tira a bola.
Aos 14 minutos, Ricardinho invade a área e recua para Kléber. O lateral dá outro chute forte bem colocado obrigando Braz a mais uma bela defesa. Aos 17, é Kléber quem toca para Ricardinho dentro da área. Ele chuta, mas a bola desvia na zaga. Na seqüência de ataques, aos 21, Ricardinho passa de calcanhar para Gil. O atacante chuta, mas a bola sobe e passa por cima do gol.
Parreira tira Renato e coloca Deivid, alteração que funciona. Em sua primeira jogada, aos 23 minutos, o atacante lança Luizão, que dribla, e chuta por baixo do goleiro. 2 a 0.
O Americano recua ainda mais, e passa a oferecer perigo somente em raros lances de bola parada. O Timão aproveita. Aos 30 minutos, depois de mais uma série de ataques, Kléber cruza para Gil na área. O atacante pula e cabeceia forte para marcar o terceiro do jogo. O Corinthians continua jogando quase só no ataque até o fim da partida. Aos 38, mais uma vez pela esquerda, Gil cruza para Luizão, que cabeceia nas mãos de Braz.
A última chance é de Andrezinho, que avança sozinho contra a área de Dida. Ele bate forte, mas o goleiro espalma, garantindo o resultado.
Untitled Document
Corinthians
3
x
0
Americano-RJ
Local
Canindé (São Paulo - SP)
Público e renda
9.033 torcedores , renda não
divulgada
Árbitro
Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Cartões amarelos
Kléber (10') Marcelo (28')
Gols
Ricardinho (1-0), aos 38';
Luizão (2-0), aos 68'; Gil (3-0), aos 75'
Corinthians
Dida, Rogério, Scheidt, Batata, Kléber; Fabrício, Fabinho (Angelo 46'),
Renato (Deivid 66') e Ricardinho; Gil (Luciano Ratinho 86') e Luizão.
Técnico: Carlos Alberto Parreira
Americano
Braz, Marcão, Marcelão e Marcelo; Felipe,
William (Flavinho 66'), Wellington, Pelica e Wederson; Luciano Viana (Andrezinho
42')e Camilo (Marquinhos 71'). Técnico: Luiz Antônio Zaluar