Botafogo dribla calor, Palmeiras e vira líder
Domingo, 27 Janeiro de 2002, 17h56 Atualizada: Domingo, 27 Janeiro de 2002, 18h51
São Paulo – Sob um sol de 42 graus, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Maracanã, pela segunda rodada do Torneiro Rio-São Paulo, ficando na liderança com seis pontos. O gol do time carioca foi de Alexandre.
O Palmeiras tomou a iniciativa e começou atacando. O primeiro lance de perigo do jogo foi quando, aos 3 minutos, Taddei cruzou para Adriano na área. A zaga do Botafogo se atrapalhou e deixou o atacante sozinho de frente para o gol. Ele perde a chance de abrir o placar com um chute forte por cima do gol.
Mas o time paulista passa a demonstrar falhas na ligação do meio com o ataque e deixava espaço para avanços dos adversários. O Botafogo aproveita e pressiona. Logo no começo do jogo, Taílson desperdiça duas boas oportunidades. Os cariocas insistem e o Palmeiras mostra nervosismo.
Então, aos 25 minutos, Alexandre recebe sozinho de frente para gol, avança pela esquerda e chuta rasteira. A bola passa por baixo do goleiro Marcos e entra. 1 a 0.
Com um gol de vantagem, os cariocas continuam atacando. Aos 28 minutos, Leonardo Inácio solta uma bomba de fora da área. Muito bem dessa vez, Marcos espalma a bola no travessão.
Sem muita organização, o Palmeiras tenta reagir. Aos 30 minutos, uma ótima chance de descontar. Após cruzamento de Arce, a bola sobra para Neto de frente para o goleiro Kléber. Ele tenta dominar, se atrapalha e perde o gol. É substituído logo em seguida.
Itamar, que entra em seu lugar, dá mais ritmo ao ataque, mas a desorganização no meio-de-campo continua. Aos 40 minutos, é ele quem toca de cabeça para Lopes, dentro da área. Livre, o meia desperdiça chutando em cima de Kléber.
No segundo tempo, mal recomeça o jogo, o Botafogo aumenta o placar. Alexandre faz uma falta na entrada da área, Dodô cobra e aumenta o placar com um chute preciso no ângulo esquerdo do goleiro Marcos. Para desespero dos palmeirenses.
O time de Luxemburgo continua desorganizado e mostra mais dificuldades em chegar no ataque do que no primeiro tempo. Nervoso, o técnico tenta mudar o posicionamento da equipe aos berros de fora do campo.
Se as jogadas armadas e o esquema de Luxemburgo não dão certo, o Palmeiras sempre pode contar com Arce nas bolas paradas. E é ele quem faz os paulistas voltarem a ter esperança quando, aos 26', cobra uma falta na cabeça de Alexandre. O zagueiro só tem o trabalho de pular e diminuir a vantagem do Botafogo.
O time carioca então recua e deixa mais espaço para os Palmeiras. Aos 35 minutos, Itamar recebe na esquerda, corre e bate, sem jeito. O goleiro espalma e a bola sai para escanteio. Aos 40, Arce cruza, Itamar arrisca uma bicicleta e a bola acaba com Lopes. O meia bate de primeira totalmente por cima do gol. O Palmeiras briga pelo empate, mas já é tarde. O Bota vence e é líder do campeonato.
Untitled Document
Botafogo
2
X
1
Palmeiras
Local
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário
16h
Cartão Amarelo
Taddei (20'), Itamar (44'), Alexandre (48'), Lopes(69') e Magrão (87'), do Palmeiras; Dodô (50'), do Botafogo
Juiz
Antonio Pereira da Silva (GO - Fifa
Botafogo
Kléber, Junior, Fabiano e Romeu; Cicinho, Carlos Alberto, Almir, Alexandre e Leonardo Inácio (Leandro Eugênio 75'); Taílson (Adenílson) e Dodô. - Técnico: Abel Braga
Palmeiras
Marcos, Arce, Alexandre, Leonardo e Taddei (Thiago Gentil 13'); Fernando, Magrão, Neto (Itamar 33') e Lopes; Muñoz e Adriano (Juninho 46'). - Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols
Alexandre (1-0), aos 25'; Dodô (2-0), aos 48'; Arce (2-1), aos 71'