Berlim - O campeão europeu e mundial Bayern de Munique está correndo o risco de se tornar motivo de piada depois da goleada por 5 x 1 para o Schalke 04 no campeonato alemão, disse o presidente do clube, Franz Beckenbauer, na segunda-feira.
Beckenbauer, de férias, não assistiu ao jogo, mas escreveu em sua coluna semanal no jornal Bild que seu telefone celular começou a tocar assim que o juiz apitou o final da partida de sábado, a sétima partida consecutiva sem vitória do time.
"O Bayern está se tornando motivo de piadas após sete jogos sem vitória. Isso tem que parar", disse o ex-jogador do Bayern e da seleção alemã.
A série de jogos sem vitória é a maior em 32 anos, e muitos duvidam da capacidade do time em reagir e conquistar novamente o título alemão, quanto mais em defender seu título europeu.
"Estamos praticamente sem chances no campeonato. Temos que vencer praticamente todos os jogos. O único consolo é que na última temporada nos tornamos campeões com nove derrotas. Nesta temporada, perdemos 'apenas' cinco, por enquanto", ironizou Beckenbauer.
Foi a pior derrota do Bayern desde 1994. O time venceu apenas 10 das 19 partidas disputadas na temporada, e ainda tem mais 15 jogos a disputar. "Realisticamente, temos chance apenas na Copa dos Campeões, e mesmo assim nos classificando em terceiro lugar", disse ele.
Beckenbauer disse que o Bayern parece ter perdido a vontade de vencer. "Eu posso entender se o time ficou sem gás no final do ano passado... mas porque eles permitiram ser massacrados dessa forma sem ao menos lutarem?", escreveu ele.
O vice-presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, descreveu a derrota de sábado como "um insulto ao nome do Bayern de Munique" e "uma vergonha".
O Bayern está em quinto lugar no campeonato com 34 pontos, oito atrás dos líderes Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund.