São Paulo - Portuguesa e Flamengo se enfrentam esta quarta, às 21h40, no Canindé, tentando se firmar na temporada. A Lusa quer mostrar que a derrota para o Bangu, por 3 a 0, não passou de um acidente de percurso, enquanto o clube carioca quer esquecer a perda da Copa Mercosul.
Além disso, o técnico Carlos Alberto Torres vem sofrendo pressão de parte dos torcedores. E jogo contra a Portuguesa tradicionalmente é um perigo para técnicos do Flamengo.
Em 2000, na disputa da Copa João Havelange, o então técnico Carlinhos caiu após ser derrotado pela Lusa por 2 a 1, no Canindé. Já Zagallo, no ano passado, deixou o comando do clube carioca após perder para a Portuguesa por 2 a 1, no Maracanã.
O técnico Candinho terá a volta do zagueiro Sílvio Criciúma, recuperado de dores no joelho direito. Hernani substitui Sandro Fonseca. "Se a equipe do Flamengo vem mordida, nós também estamos. Não por ter perdido para o Bangu, mas porque tínhamos chance de ter vencido", diz o goleiro Bosco.
A Portuguesa ainda tem esperanças de contar com o meia chileno Uribe. Segundo o diretor de futebol, Amílton Costa, os documentos do jogador estão em Brasília, esperando o visto de trabalho. "Se tudo se resolver até amanhã (quarta-feira), ele poderá jogar", diz Costa, que substituiu Manoel Pacheco.