Grêmio reage e empata com o Tubarão
Quarta-feira, 30 Janeiro de 2002, 23h45 Atualizada: Quinta-feira, 31 Janeiro de 2002, 00h00
Rio - Em um confronto duríssimo, Grêmio e Tubarão empataram em 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no estádio Aníbal Costa, pela terceira rodada da Copa Sul-Minas.
Com o resultado, o time gaúcho somou sete pontos, enquanto o catarinense chegou aos quatro. Os gols foram feitos pelo zagueiro Tárcio e pelo meia Fábio Baiano. A partida marcou as estréias no Grêmio do zagueiro Pablo Hernández e do ala-esquerdo Gilberto.
Foi um escore justo. Bem orientado pelo o treinador Arnaldo Lira, o Tubarão soube neutralizar, sobretudo no primeiro tempo, a superior qualidade técnica do Grêmio.
O primeiro chute a gol ocorreu somente aos 13 minutos, quando o atacante Rodrigo Mendes bateu uma falta da intermediária, forte e rasteiro, e o goleiro Miguel defendeu com firmeza. Aos 21’, foi a vez de o Tubarão disparar seu primeiro tiro: depois de uma falta cobrada da esquerda, a bola sobrou para o meia Marquinhos, que, da entrada da área, mandou uma bomba por cima do travessão.
Apesar de o clima da partida esquentar, com lances ríspidos de ambas as equipes, o árbitro Cleivaldo Bernardo distribuiu apenas três cartões amarelos.
A forte marcação, implacável e dura, que os times exerciam bloqueava completamente as investidas ofensivas. Tanto que o Grêmio só voltou a chutar aos 36’, através de um petardo de Roger. O zagueiro gaúcho avançou pela meia-esquerda e arriscou - a bola passou sobre o travessão, sem assustar Miguel.
Por seu turno, o Tubarão tentava alguns contragolpes, mas que se revelavam infrutíferos. Tanto que o time catarinense marcou seu gol a partir de uma bola parada: o ala Clóvis, aos 45’, bateu uma falta da esquerda, e Tárcio, de cabeça, se antecipou à zaga gremista e tocou para o meio da rede.
O técnico Tite resumiu a primeiro tempo do Grêmio: "Não conseguimos da sair da marcação do adversário". Preocupado com a retenção de bola no setor intermediário, Tite substituiu, no intervalo, Rodrigo Mendes por Fábio Baiano.
A tônica do segundo tempo foi a mesma da etapa inicial: marcação dura, o que deixava poucos espaços para jogadas ofensivas. O atacante Rodrigo Fabri, aos 9 minutos, arriscou um chute da entrada da área. O disparo saiu forte e rasteiro, porém Miguel defendeu.
Com o placar favorável, o Tubarão se limitava a se resguardar e a contra-atacar. O Grêmio, por sua vez, melhorou seu posicionamento em campo, o que lhe proporcionou maior posse de bola.
As esperanças da torcida gremista em empatar aumentaram quando, aos 16’, o ala-direito Ânderson Lima foi cobrar uma falta da meia-lua. A bola desviou na barreira e passou a um metro da trave direita.
Gilberto, aos 26’, fez uma boa jogada na esquerda e cruzou para dentro da área. Fábio Baiano subiu mais que a zaga do Tubarão e cabeceou — a bola subiu muito e foi para fora.
O Tubarão teve uma boa oportunidade de empatar aos 28’: Clóvis cobrou uma falta na meia-lua, mas o goleiro Eduardo Martini, bem colocado, defendeu sem dificuldade.
O maior domínio de bola de frutos ao Grêmio aos 29’, quando o meia Zinho, em um contragolpe, invadiu a área e passou para Fábio Baiano. Este se antecipou ao zagueiro Ben-Hur e tocou para a rede. Enfim, o empate.
O gol não esfriou o Tricolor gaúcho, que continou pressionando o Tubarão. Da intermediária, Fábio Baiano, aos 34’, chutou com categoria, da intermediária, mas a bola passou a um metro da trave direita.
Satisfeito pelo empate, Arnaldo Lira fez substituições para fortalecer o sistema defensivo. Apesar de não gostar do resultado, os jogadores gremistas saíram contentes do gramado. "Pelas circunstância da partida, o placar foi satisfatório", disse o volante Fernando.
Untitled Document
Tubarão
1
x
1
Grêmio
Local
Aníbal Costa (Tubarão/SC)
Público e renda
Não divulgadas
Árbitro
Cleivaldo Bernardo (PR)
Cartões amarelos
Rafael, Clóvis, Marquinhos, Eduardo
e Fabinho (T); Pablo Hernández, Roger, Fernando e Gilberto (G)
Gols
: Tárcio, 45’ (T); Fábio
Baiano, 74’ (G)
Tubarão
Miguel; Ben-Hur, Tárcio e Rafael; Clairton, Bagnara, Sairo (Aldo, 66’),
Marquinhos e Clóvis (Jaílson, 81’); Eduardo e Fabinho (Thel, 72’). Técnico:
Arnaldo Lira
Grêmio
Eduardo Martini; Pablo Hernández, Mauro
Galvão e Roger; Ânderson Lima, Fernando (Valdo, 71’), Tinga, Zinho e Gilberto;
Rodrigo Mendes (Fábio Baiano, 46’) e Rodrigo Fabri (Cláudio, 66’). Técnico:
Tite.