Bamako - O Egito, quatro vezes campeão da Copa das Nações da África, avançou para as quartas-de-final da competição nesta quinta-feira ao vencer Zâmbia por 2 x 1. Senegal empatou em 0 x 0 com a Tunísia e também está na fase final do torneio.
A seleção do Egito, que terminou em segundo lugar no Grupo D, com seis pontos (um a menos que Senegal), ganhou com dois gols parecidos. O atacante do Ajax, Ahmed Hossam marcou no primeiro tempo e Hazam Imam no segundo. Em ambos os casos, os jogadores escaparam da linha de impedimento da defesa da Zâmbia.
O meia Gift Kampamba descontou aos 32 minutos da segunda etapa, mas o primeiro gol de Zâmbia no torneio aconteceu muito tarde para evitar a eliminação da equipe na primeira fase da Copa das Nações. Ele voltam para casa com apenas um ponto e um gol marcado.
A partida representou a estréia na competição do veterano atacante Hossam Hassan, que disputa sua sexta Copa das Nações. Ele ficou de fora das duas primeiras partidas por causa de uma lesão na perna.
O atleta de 35 anos teve uma atuação discreta, mas perdeu uma excelente chance de comemorar um gol quando invadiu a área e viu seu chute ser defendido pelo goleiro Davies Phiri.
Zâmbia, com dois jogadores que atuam na Alemanha, dois na África do Sul e sete no país na equipe titular, novamente pagou o preço por finalizar mal. No sábado, o time perdeu para Senegal por 1 x 0 com um gol no último minuto.
Confrontos
Domingo
Nigéria x Gana
Mali x África do Sul
Segunda-feira
Camarões x Egito
Congo x Senegal