Assunção - A Fifa advertiu a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) que as eliminatórias para a Copa do Mundo em que todos jogam contra todos é incompatível com a Copa América a cada dois anos.
``A Copa América deve ser realizada a cada quatro anos'', disse na quinta-feira o presidente da Fifa, Joseph Blatter. A Conmebol, apesar de não ter tomado uma decisão definitiva sobre o assunto, determinou que a Copa América, programada para 2003 no Peru, vai ser adiada em um ano.
``Ontem (quarta-feira) vimos com o Comitê Executivo da Conmebol que não é possível jogar este torneio (as eliminatórias) em 18 datas e além disso manter a Copa América a cada dois anos. Isso ficou totalmente claro'', disse Blatter aos jornalistas.
``Jogar 90 partidas eliminatórias é impossível dentro do calendário internacional coordenado'', disse Blatter, que está em Assunção no congresso da Conmebol em busca do apoio sul-americano para sua reeleição na Fifa. ``O principal problema com Copa América a cada quatro anos é que temos um contrato com a Traffic para realizar o torneio a cada dois anos até 2009''.
A próxima Copa América está confirmada para os meses de junho e julho de 2004 no Peru, como uma solução provisória para este problema.
Blatter, no entanto, foi inflexível e negou-se a considerar a idéia de um torneio a cada três anos.
``Devemos cortar a Copa América e jogá-la a cada quatro anos, porque se não, definitivamente, devemos abandonar a idéia de jogar 18 partidos por equipe nas eliminatórias'', insistiu o dirigente suíço.