Busan (Coréia do Sul) - O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, confirmou nesta sexta-feira em Busan (Coréia do Sul), ao término da reunião do Comitê Executivo, que na fase classificatória para a Copa da Alemanha-2006 não existirão 18 rodadas.
"Não podemos ter 18 rodadas, isso não existirá mais", disse em referência à unificação do calendário internacional, que começará a funcionar em 2003.
O grande número de jogadores sul-americanos existentes na Europa havia levantado muitos protestos dos clubes, queixando-se das longas e repetidas viagens de seus atletas.
A decisão pode significar a volta aos dois grupos de cinco seleções, em que seriam enquadradas as 10 seleções da América do Sul, o que equivaleria a disputar oito partidas de classificação, menos da metade das registradas até agora.
O secretário geral da Fifa, Michel Zen Ruffinen, não quis confirmar essa decisão, pelo menos até que se realize uma reunião com os representantes da Confederação Sul-americana de Futebol (CSF).
"É algo distante, que se refere a 2003, agora estamos pensando no Mundial, mas a Confederação Sul-americana é que terá de mudar esse sistema. O que está claro é que não se pode continuar dessa forma, mas há passos ainda a ser dados", explicou.