São Paulo - O Brasil enfiou 6 a 0 na frágil Bolívia na noite desta quinta-feira, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, no primeiro amistoso do ano, preparatório para a Copa do Mundo.
Para o próximo jogo, contra a Arábia, Felipão já avisou que só fará uma alteração. Chamará Djalminha e manterá todos os demais 18 jogadores. Assim, Romário segue fora da equipe nacional.
Cris, Gilberto Silva (2), Kleberson, Washington e Anderson Polga fizeram os gols. Destes, só dois -um de Gilberto Silva e outro de Kleberson- que não foram de cabeça.
O Brasil começou o jogo em cima da Bolívia com o trio Juninho, Luizão e Edílson tentando envolver a defesa boliviana com toques rápidos. Logo a dois minutos, Juninho apareceu na cara de Fernadez mas o juiz marcou, corretamente, impedimento do meia brasileiro.
O primeiro chute a gol aconteceu um minuto depois, com o mesmo Juninho, mas ele saiu fraco, sem perigo para o gol boliviano.
Aos seis minutos, Botero recebeu de Vaca dentro da área e foi derrubado por Cris. O juiz mandou seguir mas teve que ouvir severos protestos dos jogadores e do técnico Trucco.
Dois minutos depois, Luizão deixou Edílson na cara do gol mas o juiz mais parou o jogo marcando falta do brasileiro em cima de Hoyos. Aos 10, Kleberson bateu bem de fora e Fernandez fez grande defesa. Na batida do escanteio, Luizão desviou no primeiro pau mas Sanches tirou de cima da linha com o goleiro vendido no lance.
Cinco minutos depois, Juninho tabelou com Edílson, que de calcanhar voltou para o vascaíno bater, desequilibrado para fora do gol. Foi quando o ímpeto inicial do time brasileiro caiu e o jogo ficou morno
A Seleção de Felipão só voltou a incomodar o goleiro Fernandez aos 27 quando Luizão recebeu de Juninho dentro da pequena área mas furou duas vezes e não consegui tocar para as redes. Na seqüência, Juan tocou de cabeça por cima do gol de Fernadez, com muito perigo.
Apesar de diminuir o ritmo, o Brasil conseguiu seu gol ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos. Kléberson bateu mais um escanteio, desta vez na cabeça de Cris, que não perdeu e, apesar do esforço de Fernandez, abriu o placar para alegria de Felipão.
O meia do Atlético-PR, em nova cobrança de falta logo no primeiro minuto do segundo tempo, colocou a bola na área para Gilberto Silva marcar o segundo gol brasileiro. Oito minutos depois, o mesmo Gilberto aproveitou boa jogada de Juan, para fazer mais um. Brasil 3 a 0.
Com o jogo fácil, Kléberson também marcou o seu aos 17, ao aproveitar bola rebatida pela zaga boliviana quando Washington se preparava para finalizar cruzamento.
Felipão então começou a lançar mão de seu banco de reservas. O treinador colocou em campo também Kaká, Marques e Kléber. E coube Washington, que entrara na volta do intervalo, fazer o quinto gol brasileiro, aos 26, após completar nova cobrança de falta de Kléberson.
Sem deixar o ritmo cair, o Brasil continuou no seu passeio. Aos 34, Marques carimbou o travessão boliviano. Dois minutos depois, Anderson Polga aproveitou cobrança de escanteio para deixar sua marca.