Montevidéu - O meia Juninho Paulista, do Flamengo, foi o único brasileiro eleito pela imprensa especializada para integrar a "seleção dos sonhos" do continente americano, em pesquisa realizada pelo jornal El País de Montevidéu.
A festa de comemoração para entrega dos prêmios aconteceu na cidade uruguaia de Punta del Este ontem, quinta-feira, e contou com a presença de vários craques do futebol latino-americano.
Juninho esteve representado por seu pai, já que ontem à noite integrou a seleção do Brasil que goleou por 6 a 0 a equipe da Bolívia em seu primeiro amistoso para a Copa.
A enquete promovida pelo El País condecorou também o meio-campo argentino Juan Román Riquelme, de 23 anos, como "Rei do futebol da América", substituindo Romário, que teve seu reinado na temporada de 2000.
Riquelme, jogador do argentino Boca Juniors, foi campeão da Copa Libertadores da América nas duas últimas edições.
O jogador argentino superou por uma ampla margem de votos (88-59) o goleiro colombiano Oscar Córdoba, até pouco tempo atrás seu companheiro no Boca Juniors, que ficou em segundo na classificação.
Na cerimônia foram premiados o também argentino Juan Pablo Sorín, o colombiano Mauricio Serna, o paraguaio Arce e o uruguaio Alejandro Lembo, como integrantes da seleção ideal da América.
Na festa também foi premiado o argentino Carlos Bianchi, eleito pela quarta vez e segunda consecutiva como o melhor técnico da América.
Bianchi, de 52 anos, deixou o Boca Juniors depois de levá-lo à vitória na Copa Libertadores nas temporadas 2000 e 2001 e na Intercontinental há dois anos, e superou seu compatriota Marcelo Bielsa, técnico da seleção argentina, por 63 a 46 votos na preferência dos jornalistas especializados.
O novo "Rei do futebol da América" e a "seleção dos sonhos" do continente americano foram eleitos pelos jornalistas esportivos de jornais, revistas e agências de notícias do continente que participaram da enquete "A América responde ao El País", cujo resultado foi divulgado no dia 31 de dezembro.