Roma - Maurilio Marcacci, médico que operou nesta segunda-feira o craque italiano Roberto Baggio, afirmou que o jogador precisará de pelo menos quatro meses para se recuperar da lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
"Nos melhores casos é este o tempo (três e meio ou quatro meses) necessário para que o ligamento volte a estar em condições. Mas é difícil falar de uma média. A articulação de Baggio é perfeita, não parece a de uma pessoa de 35 anos. Sua capacidade de recuperação é a de um jovem de 20 anos", disse Marcacci.
Baggio, que se contundiu na quarta-feira passada no jogo do Brescia contra o Parma, pelas semifinais da Copa da Itália, foi esta manhã a um hospital de Bolonha para avaliar a gravidade de sua lesão, pois devido ao inchaço teve que guardar repouso nos últimos dias.
Antes de entrar no centro médico, o próprio jogador disse a pessoas de seu círculo mais próximo que não se esperava um diagnóstico muito negativo. Chegou acompanhado de seu irmão Giorgio, de seus fisioterapeutas Antonio Pagni e Enrico Miguel e de seu empresário, Vittorio Petrone.
No entanto, depois de comprovada a gravidade da lesão, os médicos fizeram a intervenção cirurgia, uma artroscopia que durou uma hora e meia e que consistiu na reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Com isso, acabam as esperanças de Baggio de poder participar daquele que seria sua última Copa do Mundo, que ele esperava ser a coroação de sua vitoriosa carreira esportiva. Agora, resta saber se esta lesão colocará um ponto final à sua carreira como jogador, já que no dia 18 deste mês completará 35 anos.
A artroscopia mostrou uma leve lesão no menisco, que já havia sido operado anteriormente.
Depois de ser informado da gravidade da contusão, foi o próprio Roberto Baggio que disse aos doutores que não esperassem mais tempo e que o operassem.