Salt Lake City - A organização de atletismo dos Estados Unidos deve ser expulsa da federação internacional do esporte por se recusar a liberar os nomes dos atletas que apresentaram teste antidoping positivo, disse na segunda-feira o presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada), Richard Pound.
Pound, ex-vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou que a entidade norte-americana ainda tem que divulgar os nomes dos atletas pegos em exames antidoping antes das Olimpíadas de Sydney.
De acordo com Pound, a Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF) deveria excluir a entidade norte-americana. "Você não pode desprezar as leis insistentemente", afirmou ele em entrevista coletiva quatro dias antes da abertura dos Jogos de Inverno de Salt Lake City.
"Eles estão se recusando a conceder informações com uma série de pretextos, um deles é que a lei nos Estados Unidos proíbe que eles dêem os nomes. O atletismo tem sido um grande problema", acrescentou.
O porta-voz da Iaaf, Nick Davies, disse que o presidente da entidade e Lamine Diack, membro do COI, vão discutir o assunto esta semana.