São Paulo – O brasileiro André Sá foi derrotado pelo checo Jiri Novak por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (10 a 12), 6/1, 6/1 e 6/4, nesta sexta-feira, na primeira partida do confronto pelo grupo Mundial da Copa Davis. O duelo está sendo realizado em Ostrava, em quadra de carpete.
No sábado será realizado o jogo de duplas. O capitão brasileiro, Ricardo Acioly, escalou os dois tenistas das simples – mas pode mudar até 1h antes da partida. Os checos vão entrar em quadra com Novak e David Rikl.
O vencedor do confronto vai encarar o classificado do duelo França x Holanda. O time francês, atual campeão, joga em casa.
Sá jogou bem o primeiro set. Subiu bem à rede (venceu oito dos 12 pontos), além de forçar os erros do adversário (18, contra 13 do brasileiro). No segundo game, o mineiro teve de salvar um break point para manter o serviço. No 11º, Novak – semifinalista no Aberto da Austrália - salvou duas chances de quebra.
Com o equilíbrio, a série foi para o tie-break. Depois de muita briga, o brasileiro fechou em 12 a 10, após 1h.
No terceiro game do segundo set, o checo conseguiu a primeira quebra da partida – depois de salvar um break point no anterior. O fato se repetiu no quinto e no sétimo. O brasileiro, que se desconcentrou, confirmou apenas um saque e perdeu em 31min.
Novak conseguiu quebras no quarto e sexto game do terceiro set. Sá não devolveu e perdeu a série em apenas 18min.
O mineiro ameaçou uma reação no quarto set. Ele quebrou o saque do adversário no quarto game, mas Novak devolveu logo em seguida. O serviço do brasileiro foi quebrado novamente no 9º. O checo sacou e fechou a partida.