Rio - Em jogo antecipado da sétima rodada do 13º Campeonato Nacional de Basquete Masculino, Unimed/Franca e Vasco da Gama jogam nesta sexta-feira, às 20h30min, no ginásio Pedrocão, em Franca, com arbitragem será de José Augusto Piovesan (SP) e Joaquins Feitosa (DF).
O clube carioca lidera a competição com 11 pontos ganhos (5 vitórias e uma derrota), enquanto a equipe paulista está em quinto lugar com sete pontos (3 vitórias e uma derrota). Na história do Nacional, os dois times já se enfrentaram 25 vezes com 13 vitórias do Vasco contra 12 de Franca. Na semifinal de 2001, os vascaínos ganharam a série por 3 a 1.
“Esses números comprovam a grande rivalidade entre Vasco e Franca. O time francano é jovem mas com muito potencial, e é uma das três equipes brasileiras classificadas para o Sul-Americano de Clubes este ano. Nós vamos jogar com muita cautela, mantendo a concentração durante os 40 minutos para tentar a vitória fora de casa”, comentou o técnico do Vasco, Hélio Rubens Garcia.
“Os jogos entre Franca e Vasco sempre foram complicados. Para nós é uma partida muito difícil porque o Vasco é um dos candidatos ao título. Na atual fase, nossa equipe é bem jovem e este jogo vai ser uma boa experiência. Vamos poder analisar a competitividade dos nossos jogadores diante de um grande time. Precisamos aproveitar o apoio da nossa torcida para tentar uma vitória “, declarou o técnico do Unimed/Franca, Daniel Waffty.
O cestinha do Nacional é o ala Oscar Schmidt, do Flamengo/Petrobras, com a média de 30.3 (121 no total). O melhor nos rebotes é o pivô Nenê, do Vasco da Gama, com a média de 11.3 (68). O líder nas assistências é o armador Maury, do Universo/Ajax, com 9.8 (39).
E o primeiro nas recuperações de bolas é o ala/armador Marcelinho, do Fluminense, com 3.3 (13). Já o pivô Estevam, do Unimed/Franca, é o melhor nos bloqueios e nas enterradas com 3.8 (15) e 2.3 (9), respectivamente.