CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estádio vira talismã para seleção da França
Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2002, 17h26

Paris - A vitória de quarta-feira contra a Romênia marcou o vigésimo jogo da seleção francesa no Estádio da França de Saint-Denis, onde o país só foi derrotado uma vez, o que torna o estádio em um talismã para a equipe comandada por Roger Lemerre.

O jogo abriu a temporada de amistosos da França para a Copa 2002, que começa no próximo dia 31 de maio. Os próximos jogos estão marcados contra a Escócia, Rússia e Bélgica, sempre no Estádio da França.

Construído em 1998 para a Copa da França, o estádio virou rapidamente uma lenda que coincide com a explosão da melhor e mais vitoriosa geração de jogadores franceses.

A Espanha foi a convidada de honra para a inauguração do estádio, situado no município de Saint-Denis e que tem uma estrutura futurista. Naquele dia, 28 de janeiro de 1998, Zinedine Zidane, então jogador do Juventus de Turim, marcou o primeiro gol da história do Estádio da França e provocou assim a derrota da Espanha.

Em 1998, apenas a Itália conseguiu manter zerado o placar no estádio contra o time local. Era a Copa do Mundo e o time do então técnico francês Aimé Jacquet teve de recorrer aos pênaltis para vencer.

Depois, chegaram à semifinal contra a Croácia e à final contra o Brasil, em um jogo que todos os franceses mantém na memória e que marcou a primeira vitória dos franceses nesta competição e o início do mito do Estádio da França. Naquela tarde, dois gols de um inspirado Zidane e um terceiro de Petit deram à França a maior glória do futebol no país.

Em 1999, veio a primeira e, por enquanto, única derrota da França em seu estádio talismã, já com Roger Lemerre como técnico.

Nas eliminatórias para a Eurocopa de 2000, a França foi surpreendida pela Rússia, que ganhou por 2 a 3. Emmanuel Petit e Silvayn Wiltord marcaram pela seleção francesa, mas não serviram de nada com os gols da Rússia -dois de Panov e um de Karpin. Esta derrota não mancha o excepcional histórico francês em seu estádio: de 20 jogos, a França ganhou 15, empatou quatro e perdeu um.

Apesar da derrota contra a Rússia, a França conseguiu se classificar para a Eurocopa, competição em que finalmente se impôs. O ano de 2001 foi marcado por muitas vitórias, sempre em amistosos, já que desde o final da Eurocopa a França não disputa jogos oficiais.

A Alemanha, outra ex-campeã do mundo, perdeu por 1 a 0, o Japão levou cinco gols, um a mais que Portugal, que realizou um dos melhores jogos contra os franceses no estádio.

Outro momento histórico ocorreu em 6 de outubro do ano passado, com o Estádio da França como palco. Pela primeira vez desde que conseguiu a independência, a Argélia enfrentou sua antiga metrópole, perdendo por 4 a 1.

O Estádio da França é um amuleto para a França, mas sobretudo para Zinedine Zidane e David Trezeguet, que marcaram seis gols cada um no estádio. Cinco gols foram marcados por Thierry Henry, e quatro por Emmanuel Petit.

Efe

 

 VEJA AINDA
França
Técnico da França detona desempenho de time
França passa pela Romênia em amistoso
Comparados com ciganos, romenos se irritam com franceses
França usa Zidane como modelo e apresenta camisa nova à Copa
Veja lista completa
Mundial2002
Sorin prevê vida dura para Argentina em amistosos
Chile mendiga e CBF tapa buraco
‘Brasil tem velhos demais’, diz argentino
Sul-coreanos sãos roubados no Uruguai
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade