Paris - A vitória de quarta-feira contra a Romênia marcou o vigésimo jogo da seleção francesa no Estádio da França de Saint-Denis, onde o país só foi derrotado uma vez, o que torna o estádio em um talismã para a equipe comandada por Roger Lemerre.
O jogo abriu a temporada de amistosos da França para a Copa 2002, que começa no próximo dia 31 de maio. Os próximos jogos estão marcados contra a Escócia, Rússia e Bélgica, sempre no Estádio da França.
Construído em 1998 para a Copa da França, o estádio virou rapidamente uma lenda que coincide com a explosão da melhor e mais vitoriosa geração de jogadores franceses.
A Espanha foi a convidada de honra para a inauguração do estádio, situado no município de Saint-Denis e que tem uma estrutura futurista.
Naquele dia, 28 de janeiro de 1998, Zinedine Zidane, então jogador do Juventus de Turim, marcou o primeiro gol da história do Estádio da França e provocou assim a derrota da Espanha.
Em 1998, apenas a Itália conseguiu manter zerado o placar no estádio contra o time local. Era a Copa do Mundo e o time do então técnico francês Aimé Jacquet teve de recorrer aos pênaltis para vencer.
Depois, chegaram à semifinal contra a Croácia e à final contra o Brasil, em um jogo que todos os franceses mantém na memória e que marcou a primeira vitória dos franceses nesta competição e o início do mito do Estádio da França.
Naquela tarde, dois gols de um inspirado Zidane e um terceiro de Petit deram à França a maior glória do futebol no país.
Em 1999, veio a primeira e, por enquanto, única derrota da França em seu estádio talismã, já com Roger Lemerre como técnico.
Nas eliminatórias para a Eurocopa de 2000, a França foi surpreendida pela Rússia, que ganhou por 2 a 3. Emmanuel Petit e Silvayn Wiltord marcaram pela seleção francesa, mas não serviram de nada com os gols da Rússia -dois de Panov e um de Karpin.
Esta derrota não mancha o excepcional histórico francês em seu estádio: de 20 jogos, a França ganhou 15, empatou quatro e perdeu um.
Apesar da derrota contra a Rússia, a França conseguiu se classificar para a Eurocopa, competição em que finalmente se impôs.
O ano de 2001 foi marcado por muitas vitórias, sempre em amistosos, já que desde o final da Eurocopa a França não disputa jogos oficiais.
A Alemanha, outra ex-campeã do mundo, perdeu por 1 a 0, o Japão levou cinco gols, um a mais que Portugal, que realizou um dos melhores jogos contra os franceses no estádio.
Outro momento histórico ocorreu em 6 de outubro do ano passado, com o Estádio da França como palco. Pela primeira vez desde que conseguiu a independência, a Argélia enfrentou sua antiga metrópole, perdendo por 4 a 1.
O Estádio da França é um amuleto para a França, mas sobretudo para Zinedine Zidane e David Trezeguet, que marcaram seis gols cada um no estádio.
Cinco gols foram marcados por Thierry Henry, e quatro por Emmanuel Petit.