Buenos Aires A segunda rodada do torneio Clausura, da primeira divisão do futebol argentino, termina neste domingo com sete jogos, sendo quatro "clássicos", pela tradicional rivalidade entre seus protagonistas.
Boca Juniors e San Lorenzo, atores de um desses "clássicos", vão se enfrentar tentando reverter a fraca atuação na Copa Libertadores da América.
O Boca teve que se conformar com um empate em casa sem gols contra o chileno Santiago Wanderers, enquanto o San Lorenzo voltou com uma derrota de 0-1 de sua visita ao boliviano Real Potosi.
O uruguaio Oscar Tabárez, diretor técnico do Boca Juniors, anunciou que incluirá o atacante Christian Giménez, de 21 anos, como "meio-campo avançado", pois aposta na parceria com o habilidoso volante Juan Román Riquelme, o capitão da equipe, para "abastecer" os artilheiros.
O chileno Manuel Pellegrini, treinador do San Lorenzo, não poderá contar com o zagueiro e capitão Horacio Ameli, sancionado pela diretoria devido a recentes declarações jornalísticas nas quais queixou-se pela dívida que o clube mantém com a equipe.
O outro "clássico" será entre os vizinhos Independiente e Racing Clube, último campeão local.
Reinaldo Merlo, o técnico do Racing, só tem a preocupação de substituir o volante Adrián Bastía, expulso no jogo da primeira rodada contra os Argentinos Juniors que terminou empatado em 2-2.
Por outro lado, as preocupações de Néstor Clausen, o treinador do Independiente, são maiores, pois virtualmente deixará o cargo depois do jogo de amanhã, já que a torcida pressionou a diretoria do clube para que o substitua depois da derrota de 3-0 para o Vélez Sarsfield na estréia do torneio.
O terceiro "clássico" da segunda rodada será disputado pelo River Plate e pelo Huracán, equipes que venceram seus respectivos jogos na primeira rodada.
Miguel Angel Brindisi, o técnico do Huracán, mantém segredo sobre a equipe que escalará amanhã, mas não poderá contar com o zagueiro Rodolfo Gabrieb nem com o meio-campo Luis González, que vão cumprir um jogo de suspensão por terem chegado ao limite de cinco cartões amarelos.
Ao River Plate, que empatou sem gols com o também argentino Talleres de Córdoba no início da Copa Libertadores da América, voltarão os meias Esteban Cambiasso e Claudio Husain, que integraram a seleção argentina no jogo amistoso, na última quarta-feira, que empatou em 1-1 com o País de Gales.
O técnico Ramón Díaz também decidiu incluir os paraguaios Celso Ayala, Nelson Cuevas e Pedro Sarabia, que atuaram no empate de dois gols no amistoso entre a seleção do Paraguai e da Bolívia.
O quarto "clássico" será disputado pelos Estudiantes e Gimnasia y Esgrima, equipes da cidade de La Plata, 70 quilômetros ao sul de Buenos Aires, e que obrigou a polícia a mobilizar quase mil agentes dada a rivalidade entre suas torcidas.
A segunda rodada do torneio Clausura termina no domingo com as seguintes partidas: Talleres-Lanús; Rosario Central-Argentinos Juniors, e Nueva Chicago-Colón de Santa Fé.