São Paulo - O Brasil será representado neste domingo no Mundialito de Fast Triathlon feminino, na Ponta da Praia de Santos, pelo trio olímpico formado por Sandra Soldan, do Rio de Janeiro; Carla Moreno, de São Paulo, e a brasiliense Mariana Ohata.
A prova vem com formato novo, que aumenta a carga de esforço das competidoras, pois as distâncias são mais curtas, bem diferente das habituais. Serão três baterias seguidas com de 250m de natação, 4.200m de ciclismo e 1.350m de corrida.
Sandra Soldan alerta que todo o cuidado é pouco na prova.
"É preciso ter o dobro de cuidado na competição deste domingo, porque esta prova é apenas um oitavo do tempo que costumamos fazer nas provas olímpicas", analisa a carioca.
As atletas participam de todas as disputas, que somam pontos tanto para o ranking individual quanto por equipes. Cada um dos seis países é representado por três atletas.
No ano passado, as brasileiras venceram o Desafio de Fast, também em Santos, mas este ano a concorrência está mais forte. A canadense Carol Montgomery, vice-campeã mundial em 2000, que é a 6ª colocada no ranking, compete como grande favorita. Ela venceu o Pré-Olímpico do Uruguai, no sábado de Carnaval, e tem a vantagem de conhecer bem Santos, pois é bicampeã do Triathlon Internacional da cidade, em 94 e 95, e foi vice em 99.
Mas a concorrência forte não assusta as brasileiras. Carla está confiante e diz que as três atletas não pouparão esforços para garantir o título, principalmente o por equipes.
"Vamos fazer de tudo para o Brasil vencer mais essa. O mais importante em jogo é o título por equipes e nós três vamos procurar nos ajudar durante todas as provas", completa.